31 de mai. de 2010

Vestibulando Antenado

Tabela de aminoácidos ou codons

Links Pra Lá de Úteis e Resolução de Simulado - História.

Pessoal, segue abaixo a resolução do simulado. No post LIBERALISMO, tem vários links lá sobre iluminismo, que vimos na aula passado. Deem uma olhada.


1) ENEM


O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França,de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é

A o palácio de Versalhes. ESTA É A RESPOSTA. ESTA QUESTÃO EXIGE APENAS O CONHECIMENTO DO ALUNO DE ASSOCIAR FRANÇA, A VERSALHES.

B o Museu Britânico.

C a catedral de Colônia.

D a Casa Branca.

E a pirâmide do faraó Quéops..

2) (ENEM) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer.
Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class . Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque
ESTA QUESTÃO EXIGE UM CONHECIMENTO ALÉM DO TEXTO.
A) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais. NÃO É VERDADE, DIFICIL A INVENÇÃO DE UMA MÁQUINA CONSEGUIR POSSIBILITAR O SURGIMENTO DE NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS, E TAMBÉM NO TEXTO NÃO HÁ NENHUM INDÍCIO DISTO.

B) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes. O TEXTO DESMENTE ESTA AFIRMATIVA.

C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. OS ARTESÃOS FICAVAM DEPENDENTES UNICA E EXCLUSIVAMENTE DO TEAR, SÓ FAZIAM ISSO, NÃO QUE OS TEARES EXIGIAM UM TREINAMENTO ESPECIALIZADO.

D) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência. ESTÁ CORRETO. ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO, ESTES ARTESÃOS VIVIAM MUITOS DELES NOS CAMPOS, ANTES DOS CERAMENTOS, E VIVIAM DE SUBSISTÊNCIA. ESTA MUDANÇA ´´DE VIDA´´ É SIGNIFICATIVA APÓS A INDUSTRIALIZAÇÃO.

E) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas. O TEXTO NÃO FALA NADA DISSO E ESTA INFORMAÇÃO NÃO POSSUI MUITO SENTIDO LÓGICO.

3) (ENEM) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário.São, portanto, observadas consequências econômicas,sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem

A) a erradicação da fome no mundo. A FOME CONTINUOU EM DIVERSOS LOCAIS

B) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas. PELO CONTRÁRIO, A MEDIDA QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO AVANÇA, A URBANIZAÇÃO SE ACENTUA

C) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos. ESTÁ CORRETA. O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DEPENDE E CONSOME MUITO OS RECURSOS NATURAIS, SOBRETUDO ENERGÉTICOS. LEMBRANDO QUE NA INDUSTRIALIZAÇÃO INGLESA, A FONTE DE ENERGIA PRINCIPAL ERA O CARVÃO

D) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura. INCORRETO

E) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização. NÃO HÁ UM CONTÍNUO AUMENTO DA OFERTA DE EMPREGO

4) (ENEM) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar.

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

A) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. MESMO SEM O CONHECIMENTO DOS ASSUNTOS, O PROPRIO TEXTO DEIXA CLARÍSSIMO QUE OS PRINCÍPIOS NÃO SÃO OPOSTOS

B) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. PELO CONTRÁRIO, NÃO APOIAVA  O ABSOLUTISMO

C) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. DIREITOS ESTES QUE SÃO: DIREITO À VIDA, LIBERDADE, FELICIDADE, PROPRIEDADE PRIVADA. O TEXTO RELATA A MAIORIA DESTES DIREITOS. CORRETA QUESTÃO

D) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norteamericana. NO TEXTO CONTÉM AS DATAS DAS DUAS, BASTA OLHAR E VER QUE A INDEP. DOS EUA VEM PRIMEIRO DO QUE A REV. FRANCESA.
E) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América. A REVOLUÇÃO FRANCESA NÃO ROMPEU PACTO COLONIAL NENHUM, QUEM ROMPE PACTO COLONIAL SÃO AS COLÔNIAS, E NÃO ALGUM PAÍS EUROPEU, MESMO EM REVOLUÇÃO

5) (UFMG) A Revolução Gloriosa , ocorrida na Inglaterra, no século XVII, caracterizou-se por:

A) Consagrar um regime constitucional com limitações ao poder real, gerando a marginalização da Coroa no processo político. É VERDADE, O PODER DO REI PASSOU POR AMPLA LIMITAÇÃO, NA QUAL SE TEM ATÉ HOJE, E A COROA, OU SEJA, O REI, A MONARQUIA, FICOU ´´ A MARGEM ´´ DO PROCESSO POLÍTICO INGLÊS, POIS QUEM MANDA É O PARLAMENTO.

B) Gerar o conflito entre a Coroa, apoiada pelos proprietários de terra, e o Parlamento, sustentado pela burguesia. A COROA NÃO ERA ASSIM APOIADA PELOS PROPRIETÁRIOS DE TERRA NÃO, ATÉ PORQUE MUITOS DELES ERAM A PRÓPRIA BURGUESIA.

C) Consolidar a hegemonia do catolicismo através da Declaração de Direitos que defendia a liberdade de culto. IMPOSSÍVEL O CATOLICISMO TER HEGEMONIA NA INGLATERRA. VALE LEMBRAR QUE A DINASTIA STUART TENTAVA IMPÔR O CATOLICISMO E A BURGUESIA SE REVOLTAVA.

D) Extinguir os partidos políticos conservadores e liberais, acarretando a supressão da divisão de poderes. NÃO HAVIA ESTES PARTIDOS NA INGLATERRA NESTE PERÍODO.

---------------------------------------------------------X-----------------------------------------------
 
Darei aqui algumas indicações de links, MUITO ÚTEIS para vocês, em diversas matérias. Inclusive colocarei alguns deles nos LINKS RELACIONADOS, aí do lado direito no nosso blog.
 
FÍSICA ( Sites indicados por vários professores de física que conheço).
http://www.fisica.net/ 
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/
http://www.fisicahoje.com.br/
MATEMÁTICA. ( Indicado pelo aluno Lellyo).
http://www.somatematica.com.br/

BLOG: VESTIBULANDO DIGITAL.
http://vestibulando-digital.blogspot.com
Neste endereço vocês encontram simplesmente TODAS as matérias com suas respectivas tele aulas, para BAIXAR TOTALMENTE GRATUITO. Basta clicar nas matérias e está lá tudo explicadinho, bem separado, com as descrições dos conteúdos, e os links para baixar. Simplesmente OBRIGATÓRIO para quem quer ter um baita de um complemento. Colocarei este link aqui no blog nos LINKS RELACIONADOS. Aos poucos estamos coletando aqui uma vasta ´´enciclopédia´´ de vestibular, com coisas muito interessantes, este blog aí com todas as tele aulas, mais o PONTO CIÊNCIA, com experimentos sensacionais,  enfim, vocês estão tendo acesso a um material muito rico. Bem legal.
Grande abraço a todos,

Márden

25 de mai. de 2010

História - Links Úteis

Pessoal, irei transportar pra cá, quase todos os links relacionados a História, que estão lá no endereço anterior....assim facilita para vocês e condensa tudo em uma postagem só. Os links das últimas aulas estão nas postagens abaixo!! Abraços a todos
Márden

AMÉRICAS COLONIAIS
http://www.youtube.com/watch?v=ZuLbjGYk6Cw&feature=related
Parte 01
http://www.youtube.com/watch?v=iRprTQB08iA&feature=related
Parte 02

 ATUALIDADES

http://www.mundovestibular.com.br/articles/9557/1/LHC-A-Maquina-de-brincar-de-Deus/Paacutegina1.html
 Link sobre o Acelerador de Partículas - LHC

http://educacao.uol.com.br/atualidades/censura-internet.jhtm
 Problemas que o GOOGLE vem enfrentando em regimes autoritários como a China

http://educacao.uol.com.br/atualidades/greve-de-fome.jhtm
 - Discussão sobre métodos de resistências pacíficas, como a greve de fome, muito usualmente utilizada em países autoritários, caso mais recente de Cuba.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/focos-conflitos-no-mundo.htm
 Pequeno resumo sobre os principais focos de tensão e conflito existentes no mundo atual. Tradução: ´´ resumo que mostra onde o pau está quebrando no mundo`` rrsrrssrrs

http://www.mundovestibular.com.br/articles/9208/1/Haiti-Humanitarismo-e-Politica-Internacional/Paacutegina1.html
 Artigo que analisa a questão atual do HAITI

http://www.mundovestibular.com.br/articles/8547/1/Entenda-a-COP-15/Paacutegina1.html
 Resumo bastante didático sobre a COP 15

http://www.mundovestibular.com.br/articles/8329/1/O-Brasil-esta-envelhecendo/Paacutegina1.html
 Envelhecimento da população brasileira.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/7678/1/Pre-Sal/Paacutegina1.html
 Tudo sobre pré-sal.

TRÁFICO NEGREIRO
http://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8&feature=related
 O filme AMISTAD tem um momento em que aborda de forma perfeita, o tráfico negreiro, é um dos relatos cinematográficos mais fieis, se não for o mais fiel, sobre este tema. O trecho está aí neste link , e o som que se ouve ao fundo é um poema de Castro Alves
BRASIL COLÔNIA
http://www.youtube.com/watch?v=Zs0pI9cwQCU
Documentário - Brasil Colônia parte 01. Neste parte 01, o historiador Bóris Fausto analisa as navegações de Portugal , a viagem de Cabral e o início do contato dos portugueses com os índios.


http://www.youtube.com/watch?v=R7eDOEMrCmo&feature=related
Documentário - Brasil Colônia parte 02. Nesta parte 02, ele analisa as Capitanias Hereditárias, o Governo Geral, a escravidão e a presença holandesa no Nordeste brasileiro.


http://www.youtube.com/watch?v=QnLGH2lv5oQ
 Aulão Resumo de uma TV da Bahia sobre Brasil Colonial, bem interessante, faz uma análise rápida e informativa sobre economia, sociedade, administração e escravidão na colônia.

FILMES
http://www.youtube.com/watch?v=5Dn33_2IGrY
Filme: ´´ Lutero´´. Parte 01

http://www.youtube.com/watch?v=p2u40JwxM0k&feature=PlayList&p=6388036D20AE058B&index=0


Filme: 1492 A conquista do paraíso

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO
http://www.youtube.com/watch?v=Y2sy6SOULBg
 Aula - Telecurso 2000. Tema: Absolutismo e Mercantilismo

ENTREVISTA COM GERALDO (EX COORDENADOR)
http://istapre.spaceblog.com.br/3/

Espanhol - Atividades

Olá pessoal, ficou ótimo nosso blog heim.... estou aqui para enviar a vocês atividades de ESPANHOL que a Marilza me passou... bem legal, esta semana tivemos duas estreias: Espanhol e Biologia com a Luciana... façam bom proveito:

Los días de la semana

Excepto el domingo, los días de la semana llevan el nombre de la luna y de los cinco planetas: Mercurio, Venus, Marte, Júpiter y saturno. Los hombres de antaño no conocían otros, suponían que la luna y los planetas, cada uno a su turno, gobernaban los días. En cuanto al domingo, su nombre deriva del latín díes dominica, “día del señor”. Los siete días que transcurren entre un domingo y otro forman una semana.

Lunes es el día de la luna. Martes el día de Marte. Miércoles el día de Mercurio. Jueves el de Júpiter. Viernes el de Venus. Y sábado el de saturno.


Meses del año

Enero, febrero, marzo, abril, mayo, junio, julio, agosto, septiembre, octubre, noviembre, diciembre.

Los Números en Español

Cero - uno – dos – tres – cuatro – cinco- seis – siete – ocho – nueve- diez – once - doce trece – catorce – quince – dieciséis – diecisiete – dieciocho – diecinueve – veinte – veintiún(o) – veintidós – veintitrés – veinticuatro – veinticinco – veintiséis – veintisiete veintiocho – veintinueve – treinta - treinta y uno - treinta y dos - treinta y tres - treinta y cuatro - treinta y cinco - treinta y seis - treinta y siete - treinta y ocho - treinta y nueve – cuarenta - cuarenta y uno – cincuenta - sesenta setenta – ochenta – noventa – cien - ciento diez - ciento once – doscientos – trescientos – cuatrocientos – quinientos – seiscientos – setecientos - ochocientos novecientos – mil – un millón – mil millones – un billón

¿Cómo se escriben y/o dicen los números?

• Sólo se usa “y” entre las decenas y las unidades del 31 hasta el 99.

158 = ciento cincuenta y ocho

865 = ochocientos sesenta y cinco

1054 = mil cincuenta y cuatro

308 = trecientos ocho

116 = ciento dieciséis

• Ciento:

Ciento cuarenta alumnos Cien personas

Ciento cuatro Cien mil habitantes



1. Completa:

enero ______________ marzo _____________ mayo ____________ julio ____________ septiembre _________________ noviembre _________________

______________ febrero _____________ abril ____________ junio ______________

agosto __________________ octubre ____________________ diciembre



2. Pase para el Español:


domingo ___________________ quarta-feira _________________

segunda-feira: ______________ quinta-feira ________________ _

terça-feira __________________ sexta-feira __________________

sábado _____________________

3. Escriba las cifras correctamente:

2.124.356 = _______________________________________________________

1503 = ____________________________________________________________

924 = _____________________________________________________________

10.869 = __________________________________________________________

63 = ______________________________________________________________

215 = _____________________________________________________________

325 = _____________________________________________________________

722 = _____________________________________________________________

118= ______________________________________________________________

4. Contesta:

¿ Cúal es la fecha de hoy?

__________________________________________________________



¿Cúal es el mes de tú cumpleaños?

__________________________________________________________

Links importantes à turma antenada

Notícias fresquinhas sobre os vestibulares de todo o país.

Download gratuito de livros de biologia em PDF:
http://fileshunt.com/rapidshare.php?file=biologia+volume+unico+sonia+lopes
http://freedownloadbooks.net/biologia-sonia-lopez-pdf-vol.-unico-pdf.html
http://freedownloadbooks.net/livro-online-amabis-biologia-pdf.html
http://pdfcontact.com/ebook/download_amabis_biologia.html

Aguardem mais dicas.
Beijo. Luciana!

Liberalismo

Pessoal, cá estou eu novamente para indicar links para vocês, de alguns conteúdos que possuem muita relação entre eles: Liberalismo, Iluminismo, Independência dos EUA. O século XVIII , nos coloca diante de várias novas ideias, que vão influenciar as colônias de toda a América, e também as sociedades europeias... segue abaixo os links e a descrição de cada um deles.

Vídeo exclusivo sobre Adam Smith, o "pai" do Liberalismo Econômico. Estão aí todas suas ideias de forma resumida e também curiosidades sobre ele.

Teleaula MUITO BOA sobre o Iluminismo, conhecido como "século das luzes", apresentando os principais filósofos e suas ideias. Já vale a pena ir se inteirando desta matérias que muito em breve iremos abordar em sala.

Animação sobre Revolução Inglesa e um brevíssimo resumo sobre Iluminismo. Este link é o famoso "aprender brincando", hora de voltar a ser criança.


Teleaula de um professor baiano, que relaciona Iluminismo e Revolução Francesa. Bem interessante. Ele aprofunda bastante na revolução francesa.

Professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora do curso Objetivo, de SP, dando dicas sobre interpretação de tabelas e gráficos no novo ENEM.  (muito interessante)

Que venha o ENEM!



Pessoal, nossa última aula foi sobre REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, assunto importantíssimo, cobrado aliás no último enem, e que aqui irei enviar links relacionados ao tema.
O vídeo que ilustra o post é o início do GENIAL filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, onde ele satiriza a questão da industrialização ao mesmo tempo em que denuncia a exploração do operariado.
Veja outros trechos do filme clicando aqui - Esta é a parte 2 Ao lado direito encontram-se as outras partes, legendadas.
Outro filme que aborda o mesmo tema, embora com ângulo diferente, é "O GERMINAL", que também pode ser encontrado NA ÍNTEGRA no youtube.... segue o link da parte 01 do filme, cujas outras partes estão todas lá, no canto direito, tudo legendado também (clique aqui).

Questões para trabalhar em sala:

1) O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França,de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.
Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é
A) o palácio de Versalhes.
B) o Museu Britânico.
C) a catedral de Colônia.
D) a Casa Branca.
E) a pirâmide do faraó Quéops.


2) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer.
Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class . Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).
Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque
A) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.
B) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.
C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.
D) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência.
E) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas

3) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário.São, portanto, observadas consequências econômicas,sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem

A) a erradicação da fome no mundo.
B) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
C) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
D) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
E) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

Não consegui abrir a prova que vazou, e também não consegui colar aqui um simulado lançado pelo MEC com questões modelo. Mas nos links relacionados do BLOG , no canto esquerdo, vocês podem entrar no portal do ENEM e tentar dar uma olhada. Grande abraço a todos,
Márden