30 de jul. de 2010

entrevISTA - Alysson Augusto

Semana de férias chegando ao fim, e nossas entrevistas também... ainda tem mais gente que irá pintar por aqui, e hoje será a vez do nosso ex aluno Alysson Augusto, que fez intensivo e depois extensivo conosco ano passado e foi aprovado na UFMG para Engenharia de Controle e Automação. Segue abaixo a íntegra da entrevista do Alysson.

ENTREVISTA - ALYSSON AUGUSTO 


1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?
 
Conheci o ISTA pré-vestibular através da minha irmã. Ela cursou o pré-vestibular em 2006, e como prova da qualidade do ISTA, ela  passou naquele ano na PUC para serviços sociais e hoje é uma profissional de sucesso.
    Apartir desta experiência ela me falou do pré-vestibular, então fiz também lá minha preparação para o vestibular UFMG.
    Quando entrei no curso, tinha uma enorme expectativa, pois naquele momento estava em busca de um sonho, estar em umas das maiores universidades do país. Logo nas primeiras semanas de aula tive a certeza que estava em "boas mãos", com uma ótimas estrutura de ensino e excelentes professores.
2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?
 
Sinto muita saudade da convivência dentro de sala de aula. Era um ambiente no qual estava rodeado de amigos, e aprendia em conjunto. Eram tantas discussões saudáveis sobre a assunto, piadas inesquecíveis seja pela graça ou a falta dela!, os poemas dos alunos e dos professores (eram demais!). Saudade também dos passeios do ISTA (Cordisburgo, Gruta do Maquiné, Inhotim). São tantas ótimas lembranças que guardo.
3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?
 
Minha aprovação diz por si só a respeito dos professores, parte desta minha conquista também é deles. Em toda minha vida  de estudo posso dizer que os melhores professores que já tive estão no ISTA. Todos são excelentes profissionais. Acima desta qualificação há um diferencial magnífico, a proximidade que possuem com os alunos, o interesse de ajudar, não medir esforços para levar a cada aluno o conhecimento. Com a equipe do ISTA o caminho rumo à UFMG se torna mais curto, por isso aconselho àqueles que agoram ocupam um lugar na sala de aula que aproveitem bem cada uma das aulas, pois na hora da prova lembrará delas.
 
4 - Como era sua rotina de estudos ? 
 
No primeiro ano que prestei o vestibular e primeiro ano no ISTA estudava pouco e não aproveitei como deveria toda a formação que o ISTA proporciona. Isto refletiu no resultado final, a reprovação ainda na 1ª etapa. No segundo ano conseguinte, criei uma rotina de estudos, tabelando alguns horários diários e organizando meu dia de uma forma mais proveitosa. Esta organização deixou os estudos menos cansativos e com isso a absorção das matérias foi muito mais rápida.Passei a frequentar as monitorias no ista, estudava também com o pessoal em grupos de estudo, enfim, estudar de verdade faz toda a diferença no final. O que parece a princípio um sacrifício, se torna uma glória quando seu nome está na lista de aprovados.
 
5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?  
 
A maior dificuldade é manter um ritmo constante de estudos, realmente não é fácil deixar um "barzinho" com os amigos de lado, uma balada nos finais de semana. Mas abrir mão de algumas coisas de gostamos faz parte deste caminho aos nossos objetivos. Tudo tem seu tempo, não pensar que estamos deixando de viver por causa do vestibular é fundamental. Claro que não é necessário madrugadas inteiras sobre os livros, ou diante do computador pesquisando. Não é fácil ter este controle e acredito que muitos também passam por isso,porém tenham força e vençam as tentações, pois após a aprovação terão muitas alegrias e festas a comemorar! (entre elas as Calouradas!). 
 
6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?
 
Meu nome estampado na lista de aprovados foi incrível. Um filme passou na minha cabeça, toda a minha história no ISTA, familares que torceram com a alma por mim,todos os amigos que me auxiliaram, todo o meu esforço para chegar ali...São tantas as sensações! Se misturam alegria, a gratidão a Deus, aos professores, a tudo e todos que fizeram parte da caminhada! Somente quem vive consegue ter a noção da grandiosidade. Em breve muitos terão! torço muito para isso.  
 
7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?  
 
Na vida universitária, acredito que a maior batalha e sair da faculdade! entrar creio que é o mais fácil! Para pessoal das exatas como eu se preparem para os Cálculos, Integrais e derivadas!! Mas com perseverança e vontade conseguirão superar. Sempre haverá aqueles que querem te derrubar, os empecilhos do dia-a-dia universitário. Entretanto muitas coisas boas esperam por vocês vestibulandos que darão forças para continuar.
 
8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?  
 
É preciso ter a cabeça no lugar e lembrar sempre que estar ali é um sonho realizado. Não deixar nada abalar, por mais que a situação as vezes esteja as olhos humanos insustentável, sempre haverá um caminho para desafoga-lo(a). Dificuldades fazem parte da vida, não há caminho sem pedras(opss rocha! - Weberson que não leia isso!!). 
 
9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?  
 
Me surpreendeu a dinâmica, tudo acontece muito rápido. Temos que seguir o andamento a passos largos que senão tudo fica para trás. Também me surpreendeu a estrutura que a UFMG oferece aos universitários, os eventos, a possibilidade de crescimento seja academicamente ou pessoalmente.
Não fugiu muito do que eu imaginava, mas ainda há muita coisa a desbravar naquele campus. A cada dia você descobre novas coisas.
 
10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?  
 
Meus planos são aproveitar tudo aquilo que a UFMG oferece e está ao meu alcance. Dedicar para ter um bom rendimento, até pensando na minha qualidade profissional após o curso. Estou adorando a UFMG mas quero explorar novas terras. A UFMG oferece intercâmbios com universidades do mundo inteiro, quero também poder estudar fora do país pela UFMG. Com certeza é uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional.
 Como dica para os que estão estudando para entrar na UFMG, é não se contentar somente com a grade padrão de seu curso, buscar também outros conhecimentos afins extracurriculares. A UFMG oferece muitos cursos eletivos, de idiomas, entre outros. A possibilidade de escolha do seu caminho universitário é enorme. Façam da universidade sua casa também. pois lá passaram alguns anos de sua vida, só espero que não fiquem muito tempo lá, sei que estar lá dentro é um sonho mas busquem novos sonhos!! Meus 5 anos de curso estão de bom tamanho!
Lembrando, comam do bandejão, a comida lá é muito boa! almoçem lá algumas vezes, vale a pena e é barato!
 
11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?  
 
Credito ao ISTA grande parte da minha aprovação. Agradeço imensamente todos os professores que me ajudaram nessa conquista. Daria para escrever um livro de agradecimento, mas acredito que não há gratidão maior do que estar aprovado, pois comprova que a instituição possui qualidade e compromisso no ensino.
Foram dois anos especiais que vive lá, que me ajudaram  não somente a passar no vestibular,  mas como pessoa.
Felizes todos que fazem parte agora desta família, Instituto Santo Tomás de Aquino.
 
--------------------------------------------------------------X-----------------------------------------------------------------
 
Queria agradecer aqui ao Alysson pela entrevista, tenho certeza que muito útil a todos os alunos que estão nessa batalha também. 
 
Grande abraço,
Márden

27 de jul. de 2010

Vamos refletir ?

 Olá pessoal, estamos em férias ainda e deixo aqui cinco propagandas...que tratam sobre cinco temas diferentes, cada um a seu modo, mas todos possuem em comum a provocação de uma reflexão nossa sobre problemas bem mais comuns do que imaginamos

Para refletirmos sobre o preconceito. ( Novamente )

Para refletirmos sobre consciência ambiental.

Para refletirmos sobre a pedofilia.

Para refletirmos sobre a imprudência no trânsito

Para refletirmos sobre a anorexia.

Abraços a todos,
Márden

26 de jul. de 2010

entrevISTA - Kamila Silva Alves

Dando continuidade a nossa série de entrevistas, a terceira será da Kamila Silva Alves, passou em química na UFMG, em 2009. Ela fez extensivo no ISTA em 2009 e saiu de lá para a UFMG. Segue abaixo a entrevista:


1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?

Eu fiquei sabendo do Ista Pré-Vestibular, através de um amigo meu, Pedro Victor, que fez pré-vestibular no Ista, um ano antes. E eu entrei lá com as maiores expectativas possíveis, porque ouvi falar super bem do ensino, e a palestra inicial também me motivou bastante a entrar e continuar nesse caminho que era o Vestibular.


2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?

Por incrível que pareça, eu sinto falta das aulas. E dos professores, daquele clima discontraído misturado ao aprendizado.



3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?

Sensacionais, acho que seria uma boa palavra para falar deles. Mas mesmo assim é pouco, perto da importância que eles tiveram na minha vida. Gosto de cada um deles, a sua maneira. E cada um deles conquistaram um espaço na minha vida. São mais do que simplesmente professores, são aquelas pessoas que vão estar lá quando agente pensa em desistir, são aqueles que vão te explicar mil vezes uma matéria ate você entender, são aqueles que vão se preocupar com você não somente nos estudos, mas também na vida. São aquelas pessoas que vão acreditar em você, mesmo quando até você mesmo não acredita. São aquelas pessoas que vão te dar a mão e caminhar ao teu lado. E principalmente, serão aqueles que irão sorrir no final do caminho e nos parabenizar, não só pela vitória conquistada, mas também por não ter desistido, porque eles sabem o quanto o caminho é difícil.

Eu sempre vou ser grata aos meus professores do Ista, sem dúvida. Se eu puder, eu quero que daqui a 4 anos e meio, no dia da minha formatura, que esses professores do Ista estejam lá, porque foi por eles principalmente, que eu devo essa vitória.



4 - Como era sua rotina de estudos ?

A minha rotina de estudos, eu acho que era aparentemente 'normal', estudava duas á quatro horas por dia, e ia aulas sempre. Tentei faltar só o necessário mesmo, porque assistir a aula é muito importante, e é claro, fazer os exercicios das aulas dadas é fundamental.



5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?


Acho que foi principalmente a resistência. Porque eu fiquei nesse caminho de cursinho por dois anos seguidos, e no primeiro ainda tive Ensino médio. E também porque eu trabalhava, então era complicado ter esse 'pique' de aulas, exercicios. Era bem casantivo. E sempre tinha aquela pressão, tanto minha quanto da familia, dos amigos. Porque estudar é complicado. Você acaba não tendo tempo pra vida social, descanso, e todas essas coisas. É aquela história, tenha um foco e siga nele, e isso não é uma coisa muito fácil de se conviver.



6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?

Eu ainda estou procurando uma palavra que pudesse definir a alegria de ver o meu nome na lista dos aprovados. Mas é algo sem explicação, e ao mesmo tempo um alivio enorme, porque é a hora depois de todo o ano, que eu enfim pude respirar e dizer que aquela etapa eu tinha passado, que agora era começar uma nova.

Mas é muito bom saber que o esforço valeu a pena, que todos os dias de cansaço, de noites mal dormidas, de estresse, foram recompensados.
Foi o melhor dia da minha vida, algo que vai ser sempre inesquecivel pra mim.


7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?

Acho que a responsabilidade que a vida universitária te dá é algo assustador. Porque eu não vou estar ali aprendendo aquela matéria simplesmente pra passar de ano, ou entrar em uma universidade, eu vou estar aprendendo algo que vai ser a minha vida daqui pra frente. O que eu aprender na universidade, vai ser o meu futuro, vai ser a minha 'ferramenta' de trabalho. É algo que eu tenho que me dedicar inteiramente pra absorver o máximo de coisas que eu puder para não cometer falhas futuramente. Porque no meu caso por exemplo, que vou fazer química, imagine se em determinada aula de reação ácido-base eu não preste tanta atenção e deixo passar coisas importantes, aí lá na frente quando eu estiver trabalhando em uma industria, e eu precisar justante daquele procedimento, eu posso acabar cometendo um erro, e esse erro pode custar vidas. É algo grandioso a responsabildiade que você tem nas mãos, então acho que isso assusta..
Mas eu creio que dificuldades sempre irão surgir, medos também. O importante é saber passar por eles e aprender com eles. E principalmente, em não desistir em meio as dificuldades, acho que isso é o principal.


8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?

É principalmente ter a certeza daquilo que se está fazendo. Se você ama aquilo, se você ama o seu curso, se você ama fazer aquilo que faz, então você não vai desistir.
Porque obstaculos sempre irão surgir, dificuldades também, mas o importante é saber sair de cada dificuldade, de cada erro, com algum aprendizado, e com a espectativa de não cometer os mesmos erros novamente.
Acho que aquilo que disse lá na questão 1, se você quer uma coisa, faça disso teu foco, e não desista.



9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?

O meu curso só começa agora no segundo semestre, então ainda não sei qual vai ser a minha reação, e se vai realmente me surpreender como eu espero. Mas acho que sim, acho que vai ser mais ou menos como imagino. Bom, assim espero né.


10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?

Meus planos profissionais, acho que é principalmente me focar na área de nanotecnologia. Mas também tentar conciliar com algo ambiental e petroquimica, que são áreas da química que eu gosto bastante.
E dicas pros futuros calouros? Essa é fácil: ESTUDE.
Acho que é isso, estude o máximo que você puder, porque mesmo assim ainda vai ser pouco.
Não falte as aulas do cursinho, a menos que for um caso de extrema necessidade. Porque uma aula que você perde, pode ser uma questão determinante da tua prova, pode ser aquela que te dá a vaga.
Escute os professores, eles sabem o que dizem. Não só na matéria, mas na vida mesmo, eles estão ali para você, pra te dar uma força que as vezes você não tem naquele momento. Escute os conselhos deles, as dicas de prova, elas são super importantes para a sua aprovação.
Não converse durante a aula, não estou dizendo pra ser um mudo, mas evite. Porque tem um professor lá na frente que dá dando tudo de si para VOCÊ ser aprovado. Então use isso a seu favor, absorva tudo o que eles podem oferecer. Se quer conversar, converse no intervalo, no msn na tua casa, no telefone, ou sei lá, ma na hora da aula, escute os professores.
Pergunte tudo o que você tiver dúvida, não vá pra prova com dúvida, pergunte na sala, nos corredores, eles sempre vão te escutar.
Faça muitos exercicios, as provas da UFMG são iguais, só muda o modo como eles te perguntam. Tenha certeza, vai ter questão na prova que você já fez em casa, e isso te dá um segurança enorme na hora da prova.
E principalmente, não desista. Irá ter sempre alguém que vai dizer que você não consegue? Vai. Sempre vai ter amigos pra te chamar pra sair numa sexta a noite bem no horário da aula? Vai. Vai ter fds que você não vai querer nem olhar para um livro? Vai. Vai ter dias que você não vai querer ir na aula? Vai. Vai ter dias que seus colegas de sala vão falar demais e te atrapalhar de ouvir a matéria? Vai. Mas acredite em você, acredite que essa vaga é sua desde já. E não desista, a estrada é longa, mas a emoção 'chegada' é insubstituível.


11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?

Fundamental. Se não fosse o Ista, os professores do Ista, os amigos que lá conquistei, eu não estaria em uma das melhores Universidades do País. Então muito dessa vitória eu devo as pessoas dessa instituição. Eu jamais vou me esquecer dos dias vividos ali. São aprendizados que irei levar comigo pra vida inteira.
Então se eu tenho que agradecer a alguém, eu agradeço a todas as pessoas do Ista, que fizeram de mim, uma aluna da UFMG.

--------------------------------------------------------x------------------------------------------------










Pessoal, essa foi a entrevista da Kamila, vale MUITO A PENA ler, sobretudo pela penúltima resposta que ela dá....um relato precioso mesmo. Queria agradecer também a Kamila pela prestatividade, tenho certeza que estas 3 entrevistas e mais as outras que virão, serão muito úteis para quem ainda está percorrendo este caminho.

Grande abraço a todos,
Márden

23 de jul. de 2010

entrevISTA - Brunna Luiza Suarez

Continuando a série de entrevISTAs , a de hoje será a da Brunna, passou em fonoaudiologia na UFMG ( 10° lugar), a Brunna fez um extensivo de 2008 conosco, e depois o intensivo de 2009. Não deu na primeira, e na segunda conseguiu este resultado brilhante. Segue abaixo a entrevista:

ENTREVISTA - BRUNNA LUIZA SUAREZ

1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?


Uma amiga da minha mãe tinha feito o ISTA, passou na PUC em psicologia e me indicou.



2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?

A paciência dos professores em ensinar quantas vezes forem preciso, até que a gente entenda de verdade.



3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?

São na maioria muito bons, tem um conhecimento grande e facilidade para passar a matéria.



4 - Como era sua rotina de estudos ?

Como eu trabalhava na época então não tinha muito tempo além do ISTA, mas sempre que possível eu chegava cedo para as monitorias e depois que eu saí do meu emprego, fiz um grupinho de estudo com uma amiga minha, do ISTA também, no qual íamos para a biblioteca da PUC a tarde, e de lá a gente ia para o cursinho. As vezes alguns professores (Márden e Marcão) marcavam com a gente e ia para a biblioteca passar a tarde lá nos ajudando em nossas dúvidas.



5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?

Com certeza meu sono fora do comum.rsrs Nunca foi fácil para mim vencê-lo.



6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?

Aff, nem acreditei! Na verdade nem tive a oportunidade de ver a lista, amigos me ligaram informando minha aprovação, fiquei loka na hora. kkk


7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?

Além do meu sono exagerado, a pressão é muito grande, falta tempo para estudar tanta matéria e prova, já os trabalhos, são avaliados com muito rigor e as provas absurdas, além disso alguns professores não estão tão preocupados em ver se os alunos estão aprendendo ou não, na verdade eles passam a matéria e pronto, nós alunos que temos que correr atrás do prejuízo.



8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?

Ainda não sei, estou tentando descobrir, as vezes dá essa vontade de desistir, é muito pesado, mas aí a gente pensa no esforço que foi para estar lá dentro, quantas coisas deixei de fazer para conseguir realizar este sonho com isso desisto de desistir.



9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?

Nem sei o que eu imaginava que seria quando eu estivesse lá, na verdade eu queria era entrar, mas as matérias são fascinantes, se realmente o curso escolhido for o que você tem a vocação, você se sente deslumbrado, cada aula é um descobrimento novo e lindo.



10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?

Nossa meus planos são infinitos, mas desejo ser uma Fonoaudióloga bem sucedida, me aprofundar na área de próteses auditivas para surdos e reabilitação deles e continuar estudando e descobrindo coisas novas.

Minha dica é: estude muito, tire todas suas dúvidas com os professores, tenha um tempinho a mais para estudar, assista muuuito jornal (ainda mais agora com o ENEM) e sempre que possível durma, durma muito que com certeza te ajudará a fixar mais a matéria e você ficara menos estressado (se é que é possível).Ah e um dia antes da prova saia, se divirta relaxe, pois o fundamental para minha aprovação foi a calma na hora da prova e se não passarem não desistam com certeza a hora de cada um vai chegar.


11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?

O ISTA foi muito importante para mim, já tinha um tempo que eu tinha formado o ensino médio e era preciso relembrar as coisas que eu já tinha estudado e aprender muita coisa que eu nunca tinha visto, foi isso que o ISTA fez para mim.
Além disso lá eu conheci pessoas lindas a qual admiro até hoje.
Um bjão para o Márden (rsrs), a Cris (linda d+), Marcão (ótimo), Lucas (o mais loko de todos kkk), Marilza, Preto, Weberson, Luciana e Eros que sempre me apoiaram e acreditaram em mim.

-----------------------------------------------x-----------------------------------------------------------
Esta foi nossa segunda entrevista, a gente já começa a perceber pontos em comum nas entrevistas, a Brunna deu também dicas muito importantes para uma aprovação. Agradeço publicamente também a prestatividade dela em responder nosso questionário.

Grande abraço a todos ,
Márden

20 de jul. de 2010

DIA 20/07 - DIA DO AMIGO.



NESTE DIA DO AMIGO, DA AMIZADE... O MELHOR TEXTO QUE ENCONTREI  SOBRE O ASSUNTO, FOI DE UMA GRANDE AMIGA MINHA JORNALISTA, FERNANDA PINHO. O TEXTO ESTÁ EM SEU BLOG: http://www.blogdaferdi.blogspot.com/   E REPRODUZIREI NA ÍNTEGRA AQUI:

´´Que amor suportaria tantas diferenças? Eu sou atleticana e você é cruzeirense. Ou corintiano. Ou sãopaulino. Ou flamenguista. Ou fluminense. Eu gosto de verão, você gosta de inverno. Eu gosto de samba, você gosta de música eletrônica. Que amor suportaria a divisão? Eu te amo mas deixo você se casar com outra pessoa porque quero mesmo é que você seja feliz. Que amor suportaria eternamente todos os deslizes? Eu sou sempre pontual mas vou te esperar todas as vezes em que você atrasar. E quando você chegar, estarei sorrindo. Que amor suportaria a distância? Eu moro em Belo Horizonte e você mora em São Paulo. Ou em Fortaleza. Ou no Japão. Que amor suportaria o tempo? Eu fico anos sem te ver, mas quando te reencontro parece que foi ontem. Que amor dispensa cobranças? Eu sei que você me ama e nem preciso que você me diga. Basta que esteja aqui. Que amor dispensa discussões? Basta uma troca de olhares e tudo está entendido. Que amor dispensa as palavras? Eu me sinto extremamente confortável do seu lado, mesmo que ninguém fale nada. Que amor entende frases como "hoje eu não quero papo", "vou ficar dois meses viajando sozinho", "putz, não vou poder ir no seu aniversário", "tenho que desligar, tchau"? Eu sempre vou te entender, e sei que você vai me entender também. Que amor releva sua carência, sua inseguraça, seus medos, suas confusões? Eu sei que com você posso ser exatamente o que eu sou. Você não apenas vai relevar os traumas que a vida me fez como vai cuidar de cada um deles como se fossem seus.

Só mesmo um amor tão altruísta, tão generoso, tão puro e tão verdadeiro que até arrumou um outro nome pra não deixar o outro amor (tão limitado, coitado) constragido: amizade!´´

_______________________________________X________________________________________

Abraços a todos,
Márden

19 de jul. de 2010

entrevISTA - Denísio Marcos

Pessoal, durante estas férias irei postar aqui algumas entrevistas que fiz por e-mail com alunos que cursaram o ISTA Pré-Vestibular, que foram aprovados na UFMG. Fiz questão de fazer as MESMAS PERGUNTAS a todos eles, no objetivo não só da gente perceber o contexto e as opiniões de cada um, mas também de perceber ELEMENTOS COMUNS em todos eles, que fatalmente foram fundamentais para suas aprovações. As entrevistas estão muito legais, e elas serão postadas no decorrer das férias.
Esta entrevISTA foi com o  DENÍSIO MARCOS, que passou em biblioteconomia na UFMG, em 2008.
PS: os trechos em negrito foram colocados por minha própria conta...

ENTREVISTA - DENÍSIO MARCOS.
1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?
Não me lembro claramente onde fiquei sabendo do ISTA, mas acredito que, tenha visto em algum “quadro de avisos” algum informativo sobre o pré-vestibular.
Eu entrei com a expectativa de estudar com muita vontade, já que fazia 10 anos que eu não estudava, independente da qualidade do cursinho, já que até então, eu não conhecia o pré-vestibular.


2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?
Sinto saudade dos professores e da estrutura física das salas.


3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?

Considero professores qualificados, que dominam perfeitamente o conteúdo que ministram e que têm uma interação muito boa com os alunos.


4 - Como era sua rotina de estudos ?

Bom... Eu consegui fazer um cronograma de estudos e cumpri-lo. Procurava dar uma olhada no conteúdo antes das aulas e fazia os exercícios da apostila.

5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?

No começo eu não tinha em vista a UFMG, mas as dificuldades estão relacionadas com o tempo que eu estava sem estudar, já que, muitos conteúdos praticamente eu tive de reaprender de novo.



6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?

Não dá pra expressar com palavras.



7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?

Com relação à vida universitária no geral eu não tenho dificuldades. As minhas dificuldades são mais específicas, ex: tenho que melhorar a minha informática e tentar aproveitar mais o curso.


8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?

É tentar manter-se focado no curso e nos estudos mesmo com as adversidades, sejam elas: emocionais, familiares ou financeiras.



9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?

Me surpreendi com a simplificação dos processos, imaginava que as coisas eram mais complicadas.



10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?

Pretendo entrar no mercado de trabalho conseguindo estabilidade profissional como Bibliotecário.
As dicas que posso dar é ter muita paciência nos estudos e estudar muito, já que na faculdade se estuda muito mais.



11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?

O ISTA teve uma importância fundamental devido ao seu corpo docente, sua estrutura física e organizacional. Ressalto a organização do pré-vestibular e cito o nome do pedagogo Geraldo que estava coordenando em 2008.

------------------------------------------------------X--------------------------------------------------
 Pessoal, esta foi a entrevista do Denísio, sem dúvida ele deu dicas muito importantes e que muito ajudará a todos que estão tentando passar também. Queria também por aqui agradecê-lo a prestatividade de conceder esta entrevista.  AGUARDEM AS OUTRAS...
 
Grande abraço a todos, aproveitem as férias, descansem
Márden

7 de jul. de 2010

Brasil Império : Links, Exercícios.

Iremos ver nestas últimas aulas do mês de julho, o Brasil Império. Ou seja, o período ( 1822-1889) em que o Brasil tinha um Imperador....não era nem colônia, mas também não era um país republicano com presidente eleito, era independente , cujo poder se CENTRALIZAVA na mão de um só. Este postagem será exclusivamente para o Brasil Império, tudo que a gente precisa saber deste período, estará aqui... façam bom proveito...

LINKS
http://www.mundovestibular.com.br/articles/405/1/O-BRASIL-IMPERIO/Paacutegina1.html Breve resumo sobre o período.

http://www.monarquia.org.br/portal/ Para quem quer saber mais sobre a Família Real, ``ontem``, e atualmente, este é o link.

http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-monarquia.htm Brasil Império dividido em vários artigos. Este link é bom pois ao invés de um texto corrido, ele nos dá vários ´´sub temas´´. Muito bom também.

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil.html História da Fotografia no Brasil. Verão que ela tem muito a ver com nosso período Imperial.

http://www.youtube.com/watch?v=siTW0AR5rHs Brasil Império apenas em imagens. Muito bacana. Muito bom para visualizar o conteúdo.

http://www.youtube.com/watch?v=s5NQNpOJURY Documentário do professor Bóris Fausto. História do Brasil Império Parte II. Não tem melhor link na internet sobre o Brasil Império.
http://www.youtube.com/watch?v=CYb41QfmYIw&feature=related Parte III do documentário do professor Bóris Fausto.

EXERCÍCIOS

1) UFMG A partir do contexto histórico do  Brasil Imperial, é CORRETO afirmar que

A) o restauracionismo, que congregava as classes médias urbanas, foi, durante esse período, um dos mais severos críticos do processo de centralização imposto pelo Imperador.

B) a centralização do poder foi um dos instrumentos utilizados pela Monarquia no sentido de tentar coibir os conflitos que haviam eclodido na primeira metade do século XIX.

C) o constitucionalismo das elites rurais advogava o fim da anarquia inicialmente vigente nas províncias, o que se faria a partir do controle das novas instituições educacionais.

D) o corporativismo influenciou diversas instituições na primeira metade do século XIX – como o Exército e a Escola, ambos em processo de progressiva profissionalização.

2) UFMG Considerando-se o II Reinado brasileiro, é CORRETO afirmar que

A) a alternância, no comando do Estado, entre os dois principais partidos do período (Liberal e Conservador) expressava o poder e a vontade política do Imperador.

B) a dissolução do Conselho de Estado, à época, foi compensada com a criação do cargo de Presidente do Conselho de Ministros.

C) a eliminação do Poder Moderador para a implementação do parlamentarismo “às avessas” estabilizou, então, o regime.

D) o fortalecimento das elites locais nas Províncias permitiu, então, que fossem aprovadas leis de caráter descentralizador.

3) UFMG Considerando-se as relações entre a conjuntura econômica e o sistema de transporte brasileiro no século XIX, é CORRETO afirmar que

A) o surgimento de uma extensa rede viária destinada ao escoamento da produção industrial foi possível, fundamentalmente, a partir do investimento público capitaneado pelo Banco do Brasil.

B) as principais rotas do sistema de circulação então criadas subsistem até os dias de hoje, notadamente no que respeita às auto-estradas, que começaram a  surgir no fim do século, para atender à crescente produção de automóveis.

C) as principais vias de transporte criadas à época se situaram na Região Sudeste, atendendo às demandas crescentes da cafeicultura, sendo os investimentos oriundos, em grande parte, de capital estrangeiro.

D) o comércio do açúcar, reabilitado após a crise da mineração, estimulou o surgimento de inúmeras autovias e ferrovias, construídas com capital nacional e que se concentravam na região da mata nordestina.

4)- Dentre as características abaixo, assinale a que analisa corretamente a Guarda Nacional no período do Brasil Imperial


A) Foi a grande aliada do exército no combate aos revoltosos populares, principalmente acoplados na região Nordeste do Brasil

B) Defendia os interesses populares conflitando sempre com os interesses reais defendidos pelo exército brasileiro

C) Foi a principal força da elite agrária para coibição e repressão de movimentos populares com o objetivo de manter intacta a unidade territorial do país

D) Foi um poder paralelo exercido pelas elites agrárias do Sudeste que visavam se sobressair no cenário político brasileiro


5 - A revolta dos Farrapos 1835-45 e a revolta dos Cabanos 1835-40, possuem diversos aspectos divergentes, contudo, apresentam como principal semelhança:

A) Participação predominante das classes populares na liderança das revoltas

B) Descontentamento com a questão tributária e inclinação separatista

C) Ambas conseguiram êxito na maioria de suas reivindicações

D) Região geográfica e influência do Absolutismo Francês



6) As idéias liberais difundidas e aplicadas na Europa no século XIX foram incompatíveis com a realidade brasileira porque:

a)O exclusivismo metropolitano foi mantido, impedindo a formação de um mercado de características nacionais.

b)A classe proprietária brasileira era profundamente anticlerical e não pôde estabelecer alianças com a Igreja.

c)Os comerciantes portugueses controlavam o Estado impedindo o acesso da elite agrária ao poder.

d)A aristocracia rural defendeu a manutenção da estrutura econômica de caráter agroexportador escravista.



7- Sobre o contexto da América Latina durante o século XIX, pode-se afirmar que

A) Alcançaram suas independências basicamente no mesmo espaço de tempo contando com ajudas tanto dos Estados Unidos quanto da Inglaterra.

B) Após os processo de independência, os países latino-americanos partiram para o desenvolvimento industrial embora sem competir com o poderio norte-americano.

C) As antigas colônias espanholas se libertaram sob intensos conflitos, adotaram quase todas elas, repúblicas autoritárias sob forte predomínio militar.

D) O Brasil se diferenciou dos demais países por adotar a Monarquia Hereditária como forma de governo e finalizar a escravidão logo após sua independência.

---------------------------------------------------------X-------------------------------------------------
LINKS EXTRAS:

http://www.youtube.com/watch?v=dC7FC0jqBv4&feature=related Cerca vez a o canal de televisão inglês BBC fez um documentário sobre música brasileira. A parte 01 está aqui, ao lado direito estão todas as outras partes. Vale muito a pena ver a visão ``gringa`` sobre nossa música.  O documentário se chama
Brasil, Brasil - A Tale of Four Cities - BBC , este é a parte 01, ao lado estão o 2,3,4, etc...

http://www.acessobrasil.org.br/libras/ Dicionário Virtual de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais

http://bd.folha.uol.com.br/ Banco de dados da Folha de SP.

http://www.tosabendomais.com.br/portal/ Vale a pena conferir este site. Tem exercícios, artigos, relacionados a ENEM.

Grande abraço a todos vocês,
Márden

4 de jul. de 2010

ISTA E SEUS RESULTADOS.

Pessoal, este post é pra atualizar os resultados alcançados pelo ISTA Pré-Vestibular... esta semana tivemos a notícias de mais DUAS APROVAÇÕES na UFMG....
JULIANA RODRIGUES, em biomedicina
ILZA , em gestão de serviço da saúde...
Agora , elas se juntam a esta lista de aprovados de 2010!!

Pedro Vitor - Química


Alysson Augusto P.Machado – Engenharia Controle Automação

Jessica Fonseca - Quimica

Ricardo Pereira Souza - Geografia

Natália Gabriele De Faria – Design De Moda

Lucas Henrique S. Alves – Engenharia

Barbara Cristina Pacheco – Letras

Juzelia Ribeiro - Biblioteconomia

Brunna Suarez - Fonoaudiologia

Kamila Silva Santos - Química


Ana Maria Sena - Pedagogia

Rodrigo - Letras

Helen Cristina - Gestão de Serviço da Saúde

Hugo Carlos - Pedagogia

16 APROVAÇÕES NA 2 ETAPA, EM 25 TENTATIVAS.  UM PERCENTUAL MAIOR DO QUE A ESMAGADORA MAIORIA DOS CURSINHOS, FEITO ESTE QUE MERECE SIM SER DIVULGADO AQUI!!
Grande abraço a todos, e em breve, novidades por aqui...
Márden