14 de dez. de 2010

2 ETAPA: Guerra Fria.

Olá pessoal, colocarei aqui links de acontecimentos ocorridos durante o período da Guerra Fria,
LINKS - GUERRA FRIA.
Independência da Índia.
Tele Aula sobre Índia.

Breve Resumo sobre a História do Irã: ontem e hoje.

Revolução Cubana parte 01
Revolução Cubana parte 02 ( questões mais desconhecidas)

O ano de 1968 que balançou o mundo.

Guerra do Vietnã

Apartheid na África do Sul

Tele Aula: Guerra Fria parte 01
Tele Aula: Guerra Fria parte 02

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SEGUE ABAIXO A LISTA DE EXERCÍCIOS REFERENTE A ESTE PERÍODO, QUE TRABALHAMOS EM SALA.


1 – FUVEST 2009. QUESTÃO COMENTADA.
Após a Primeira Grande Guerra  houve expressivo crescimento industrial
no período de 1914-1920 no Brasil. Explique as razões desse
crescimento.  ( 6 L)
A eclosão da Primeira Guerra Mundial provocou a diminuição das importações brasileiras, visto que os países exportadores direcionaram suas economias para fins militares. Tentando compensar a carência de importados, a indústria brasileira intensificou a produção de bens de consumo não duráveis, resultando em um surto que se prolongou até o imediato pós-guerra.
1.1 A tentativa dos nazistas de dissimular suas atrocidades nos campos de concentração e de extermínio resultou em completo fracasso. Muitos sobreviventes desses campos sentiram-se investidos da missão de testemunhar e não deixaram de cumpri-la, alguns logo depois de serem libertados e outros, quarenta e até cinqüenta anos mais tarde. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Memória do mal, tentação do bem. Indagações sobre o século XX. ARX, 2002, p. 211.)
a) Caracterize o contexto histórico em que surgiram os campos de concentração e de extermínio.
b) Que parcelas da população foram aprisionadas nesses campos?
c) Com base no texto, explique a importância do testemunho dos sobreviventes.
2 – FUVEST 2009. Questão comentada. Dentre as Revoluções ocorridas na América Latina, no século XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o traço distintivo
da primeira é seu caráter camponês e o da segunda, seu caráter socialista.
Explique o significado desses traços distintivos em relação à
a) Revolução Mexicana.
b) Revolução Cubana.
Resolução
a) Embora contasse com a participação significativa de setores urbanos (burguesia liberal, militares e operários), a Revolução Mexicana notabilizou-se pela grande mobilização do campesinato. Essa mobilização foi mais expressiva no sul do país, onde a questão fundiária era mais aguda, devido à absoluta predominância do latifúndio. Nesse contexto destacou-se a liderança de Emiliano Zapata, que em seu Plano de Ayala propôs uma reforma agrária radical, que aliás não foi efetivada pela Constituição de 1917.
b) Embora a Revolução Cubana apresentasse inicialmente um viés liberal, o governo de Fidel Castro inclinou-se rapidamente para o socialismo, fosse pela coletivização das grandes propriedades rurais, fosse pela nacionalização (estatizações) das empresas estrangeiras. Como resultado, Cuba tornou-se o primeiro Estado socialista no mundo
ocidental — o que iria alterar dramaticamente a situação estratégica da Guerra Fria.
3 – FUVEST 2008. QUESTÃO COMENTADA. Índia e China ocupam, no atual cenário mundial, um lugar tão importante que já se fala, entre estudiosos de geopolítica, em denominar o século XXI como o “século asiático”.
Sobre as trajetórias históricas contemporâneas desses dois países, iniciadas, respectivamente, em 1947 e 1949, é possível estabelecer mais de um paralelo, ressaltando semelhanças e contrastes.  Indique o processo histórico
a) da Índia, a partir de 1947, e seus desdobramentos posteriores.
b) da China, a partir de 1949, e seus desdobramentos posteriores.
Resolução
a) Processo histórico: descolonização afro-asiática. Desdobramentos posteriores: divisão da colônia britânica da Índia em Índia e Paquistão (do qual Bangladesh se separaria em 1971); guerras entre Índia e Paquistão em torno da Caxemira; conflitos internos na Índia, por conta das diversidades étnicas e religiosas do país; e acentuado crescimento econômico e tecnológico (inclusive no setor nuclear), sem eliminar as milenares desigualdades da sociedade indiana.
b) Processo histórico: expansão do socialismo e Guerra Fria. Desdobramentos posteriores: implantação do sistema socialista, sob a ditadura de Mao Tse-tung, e ulterior processo de abertura econômica, com acentuado crescimento da atividade industrial e conquista de mercados internacionais.

4 – UFOP O processo de descolonização afro-asiática se deu no imediato pós Segunda Guerra e apresentou resultados heterogêneos aos países que nele, conquistaram suas independências do domínio europeu. 
A) Apresente três fatores fundamentais que contribuíram para o processo de descolonização.
B) Cite um país deste contexto que tenha se libertado e aderido ao regime socialista.
C) Relacione o processo de descolonização afro-asiática com as guerras civis do continente africano pós-  descolonização.

5– UNICAMP 2010 À meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma Índia independente, trens carregados de hindus e muçulmanos, que associavam a religião às causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a Índia e o novo Paquistão, em uma das mais cruéis guerras civis do século XX.
Gandhi, profundamente comovido, começava um novo jejum, tentando a conciliação. Mais tarde, já alcançada a Independência, foram as diferenças entre hindus e muçulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da Índia, a separar religião e Estado, para que as minorias religiosas, como os muçulmanos, não fossem vitimadas pela maioria hindu.
(Adaptado de Cielo G. Festino, Uma praja ainda imaginada: a representação da Nação em três romances indianos de língua inglesa. São Paulo: Nankin/Edusp, 2007, p.23.)
a) De acordo com o texto, que razões levaram Nehru a separar religião e Estado, após a Independência da Índia? ( 3 L).
b) Quais os métodos empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia? ( 4 L)

6 – UNICAMP 2010 – QUESTÃO COMENTADA. O ativista negro Steve Biko, um dos críticos do Apartheid, que vigorou oficialmente na África do Sul entre 1948 e 1990, afirmou:
Nós, os negros, temos que prestar muita atenção à nossa história se quisermos tornar-nos conscientes. Temos que reescrever nossa história e mostrar nossa resistência aos invasores brancos. Muita coisa tem que ser revelada e seríamos ingênuos se esperássemos que nossos conquistadores escrevessem uma história imparcial sobre nós. Temos que destruir o mito de que a nossa história começa com a chegada dos holandeses.
(Adaptado de Steve Biko, I write what I like: a selection of his writings. Johannesburg: Picador Africa, 2004, p. 105-106.)
a) Segundo o texto, por que os negros necessitariam reescrever a história da colonização sul-africana?
b) O que foi o regime denominado Apartheid na África do Sul?
Resposta Esperada
a) Segundo Steve Biko, os negros deviam reescrever a história da colonização sul-africana para desenvolver sua consciência, uma vez que a história escrita pelos colonizadores brancos não era imparcial, omitindo a resistência negra à dominação e desconsiderando a história que precedeu a chegada dos holandeses.
b) O regime denominado Apartheid é definido, principalmente, como uma política oficial, promovida pelo Estado, de segregação racial.

7 – FUVEST 2002. A Corrida Espacial foi um desdobramento importante e impactante da Guerra Fria, nela, as potências buscavam propagandear de forma exagerada seus feitos e com isso propagar suas ideologias nos quatro cantos do mundo. A respeito deste contexto,
A)    Especifique o investimento espacial norte-americano e o soviético. ( 2 L)
B)      Explique a importância da propaganda no contexto da Guerra Fria e exemplifique uma situação em que ela tenha ocorrido na prática. 

A    ABRAÇOS A TODOS, 
         MÁRDEN

8 de dez. de 2010

2 ETAPA: Links e Exercícios. ( socialismo, liberalismo, guerras mundiais, etc.)

Tudo sobre socialismo
Tudo sobre Liberalismo
Independência do Haiti
Revolução Mexicana
Primeira Guerra: antecedentes
Primeira Guerra - resumo
Tele Aulas - 2 Guerra: cursinho objetivo.  : abram a página e procurem as tele aulas da 2 guerra do professor CIRO RAMOS. ( os vídeos só abrem com internet explorer).
Link direto pra baixar tele aula de 2 Guerra. ( telecurso 2000).
Link direto pra baixar tele aula de EUA - Séc XIX e XX. ( telecurso 2000)
Link direto pra baixar tele aula de revolução russa e primeira guerra. ( telecurso 2000)


SEGUE ABAIXO EXERCÍCIOS

1.UNICAMP – QUESTÃO COMENTADA. 2007 Todos os legisladores do século XVIII concordavam que o Estado britânico existia para preservar a propriedade e, incidentalmente, as vidas e liberdades dos proprietários.
(Adaptado de E.P. Thompson, Senhores e Caçadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 21.)
a) A partir da afirmação de E. P. Thompson, caracterize o pensamento político presente no Estado britânico do século XVIII. (4 L)
Resposta Esperada
a)      O candidato deve perceber que o pensamento político presente no Estado britânico no século XVIII é o liberalismo, indicando suas características principais.

02. UFOP – 1/2010 No século XIX, vários Estados da Europa Ocidental passaram por um intenso processo de transformações políticas e sociais relacionadas com o ideal liberal. Caracterize o liberalismo político. (6 L )

03 – UNICAMP 2004.QUESTÃO COMENTADA. O liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao liberalismo no século XIX?

a)Nesse primeiro item esperava-se que o candidato, a partir do seu conhecimento sobre a doutrina liberal, somente
enunciasse os direitos naturais: vida, liberdade, propriedade privada e rebelião. Mencionando tais direitos o candidato
obtinha 1 ponto.
b)A seguir, propôs-se ao candidato identificar os principais elementos que caracterizaram o liberalismo econômico durante o século XIX, como: a liberdade de indústria e comércio e livre concorrência, enunciada de forma abrangente pela expressão laissez-faire / laissez-passer, apontando para a adoção de uma política de livre-cambismo; a idéia de que o mercado se auto-regula e, conseqüentemente, colabora para a regulação das atividades econômicas como um todo; a proposta do fim dos monopólios visando, em especial, ao fim do pacto colonial e das reservas de mercado daí decorrentes; a defesa da não-intervenção do Estado nos assuntos econômicos. Ao arrolar com coerência e pertinência estes itens, a resposta chegava a 2 pontos.
C) Tendo em vista a predominância do liberalismo no decorrer do século XIX e o surgimento de críticas às práticas políticas e econômicas daí decorrentes, esperava-se que o candidato identificasse algumas das correntes de pensamento e/ou movimentos políticos que elaboraram críticas ao liberalismo, a partir dos mais diferentes pontos de vista. A identificação de movimentos como socialismo utópico, socialismo científico, anarquismo, comunismo, e conservadorismo possibilitava a obtenção de 2 pontos.

04 ) FUVEST
O Socialismo Científico é um fenômeno do século XIX, idealizado por Marx e Engeals e que procura criticar a sociedade  industrial capitalista, sobretudo inglesa, e propor um modelo diferente para a humanidade. No entanto, o Socialismo  Científico não é de todo original, buscou influências no Socialismo Utópico de Owen e Fourrier, na crítica á propriedade de Rousseau e no radicalismo anti-propriedade de Proudhon. A respeito do Socialismo Científico:
A) Aponte uma diferença entre os socialias utópicos e o socialismo científico de Marx e Engeals
B) Explique por qual motivo o Socialismo Científico é um severo crítico da propriedade privada
C) Analise o posicionamento ateísta presente na teoria de Marx e Engeals
D) Aponte duas semelhanças entre o modelo Socialista de governo, e o modelo fascista presente no século XX

05) FUVEST  2002
Sobre a Primeira Grande Guerra, de 1914-1918, responda as questões abaixo:
A) Cite 3 consequências da Primeira Grande Guerra para a humanidade ( 4 L )
B) Relacione o final da Primeira Grande Guerra aos antecedentes da Segunda Grande Guerra ( 5 L)

06) UNICAMP 2005  Leia os trechos abaixo e responda à questão:
Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em conseqüência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.
 (Adaptado de Norbert Elias, Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204).
A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de
Weimar.
(Adaptado de Peter Gay, A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978,p. 31 e 168).
a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a à ascensão do nazismo. (6 L)
b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”? ( 6 L)

07 – UFMG – QUESTÃO COMENTADA.
Nos anos 20 do século XX, o mundo viu surgir um fenômeno político novo: o fascismo. Sua primeira grande  manifestação deu-se na Itália, sob a liderança de Benito Mussolini, e, em pouco tempo, apareceram grupos  de orientação fascista em vários outros países, alguns dos quais chegaram ao poder.
1. CITE três características dos movimentos fascistas.
A) NACIONALISMO          
B) TOTALITARISMO
C)  CULTO AO LÍDER.
2. Escolha uma dessas características e ANALISE os principais aspectos dela.

 MAIS EXERCÍCIOS...


1.                   Unicamp 2009 – QUESTÃO COMENTADA.
 No ano de 1808, entrou em vigor a proibição do tráfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Império Britânico. No caso do Império Britânico, a proibição teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Império Português, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior.
(Adaptado de João Paulo Pimenta & Andréa Slemian, A corte e o mundo. Uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.)
a) Segundo o texto, quais as mudanças relativas ao tráfico negreiro ocorridas em 1808?
b) Quais eram os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro na primeira metade do século XIX?
Resposta Esperada
a) A partir do texto, o candidato deveria perceber duas mudanças significativas ocorridas em 1808 quanto ao tráfico negreiro. Por um lado, ele foi proibido tanto nos Estados Unidos quanto no Império Britânico; por outro lado, no Império Português ocorreu a intensificação do tráfico de escravos, que entravam em quantidade cada vez maior no porto do Rio de Janeiro.
b) Entre os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro, o candidato poderia mencionar: a formação de um mercado consumidor para os produtos britânicos por meio da generalização do trabalho assalariado, e a necessidade de reduzir a presença de comerciantes luso-brasileiros na África, onde os ingleses buscavam se fixar

1.1               Fuvest 2008
A extinção do tráfico de escravos africanos no Brasil ocorreu em 1850.
Com relação a esse marco histórico,
a) explique o papel da Inglaterra nessa decisão. ( 5L)
b) relacione-o com a chegada de imigrantes.           ( 4 L )

2.                   Unicamp 2008
Na década de 1840, com a perspectiva do fim do tráfico negreiro, o governo brasileiro começou a interessar-se por fontes alternativas de mão-de-obra, encorajando a imigração de “trabalhadores pobres, moços e robustos” e tentando fixá-los nas fazendas de café. Se os imigrantes tivessem de comprar terras e os preços fossem mantidos em alta, eles seriam obrigados a trabalhar alguns anos antes de poderem comprar seu próprio lote. A
Lei de Terras foi aprovada em 18 de setembro de 1850, duas semanas após a aprovação da lei contra o tráfico de escravos.
(Adaptado de Leslie Bethell e José Murilo de Carvalho, “O Brasil da Independência a meados do século XIX”. In: Leslie Bethell (org.), História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2001, p. 753-54, 766.)
a) Como se dava o acesso à terra antes e depois da promulgação da Lei de Terras de 1850? (4 L)
b) De que maneira a Lei de Terras de 1850 buscou promover o trabalho livre? (4 L )

3.                   FUVEST 2010
Ontem plena liberdade,A vontade por poder...
Hoje... cum’lo de maldade,Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente — Férrea  , lúgubre serpente —
E assim zombando da morte, Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...
Castro Alves, O Navio Negreiro, 1868.
O poema, a que pertencem esses versos,  representou uma crítica a aspectos sociais do Brasil no período imperial. Explique. ( 3 L)
4.                   UFOP
Explique de que maneira o sistema parlamentar adotado no Brasil durante o II Reinado pode ser considerado `` às avessas `` ?  ( 4 L)
5 – FUVEST 2003
Identifique as principais transformações ocorridas no II Reinado brasileiro a partir do desenvolvimento da economia cafeeira. ( 6 L )
EUA E LIBERALISMO
1.                   QUESTÃO COMENTADA. UNICAMP 2005
A guerra civil americana afetou diretamente a indústria têxtil inglesa. A carência de matéria-prima levou a Inglaterra a incentivar o cultivo do algodão em várias partes do mundo. Em 1861, chegaram remessas de sementes de algodão a São Paulo distribuídas pela  Associação para Suprimento do Algodão de Manchester. Em 1863, foram enviados os primeiros sacos produzidos nas terras do coronel Manoel Lopes de Oliveira. Os relatórios confirmaram a boa qualidade do algodão paulista. (Adaptado de Alice Canabrava, O algodão em São Paulo – 1861-75. São Paulo: T.A.Queiroz Editor, 1984, p. 3-11).
a) Explique por que se pode considerar a guerra civil americana uma experiência
decisiva para o capitalismo nos EUA.
b) A partir do texto, quais os vínculos entre a agricultura paulista e a indústria
inglesa?
a) A guerra civil americana, ou Guerra da Secessão, pode ser considerada uma experiência
decisiva para o capitalismo nos Estados Unidos porque, ao opor dois modelos econômicos, o sul agrário e escravista e o norte industrializado, a vitória do norte nesse conflito significou o fim do sistema de plantation, com a abolição da escravidão, o aumento do mercado consumidor e o incentivo ao desenvolvimento da industrialização em nível nacional.
b) Os vínculos entre a agricultura paulista e a indústria inglesa se estabelecem, na medida em que a Inglaterra, necessitando de matéria-prima para suas indústrias têxteis, e não podendo mais adquiri-la onde costumava, nos estados do sul dos Estados Unidos, incentivou a produção do algodão em outras regiões, chegando a fornecer as sementes para o cultivo na província de São Paulo.

2 . UNICAMP 2010 – QUESTÃO COMENTADA.
Nos Estados Unidos da década de 1870, o projeto político sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada por veteranos do exército confederado, virou uma organização de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incêndios, surras e linchamentos. A depressão de 1873 apressou o declínio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o público, a corrupção tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdício inaceitável.
(Adaptado de Peter Louis Eisenberg, Guerra Civil Americana. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 102-105.)
a) De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram à vitória do projeto de exclusão dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão.
b) Quais foram as causas da Guerra da Secessão?
Resposta Esperada
a) A exclusão social dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão está relacionada, segundo o texto, a três fatores: o surgimento de uma organização terrorista, a Ku Klux Klan, que perseguia os negros e seus aliados; a falta da apoio financeiro dos bancos ao projeto dos Republicanos Radicais após a Depressão de 1873; e o descrédito desse grupo perante o público em função de sua tolerância à corrupção.
b) O candidato poderia mencionar fatores como as diferenças entre os modelos econômicos do norte (industrial) e do sul (agrário), além de disputas decorrentes dessas diferenças, como a posição de cada região em relação ao protecionismo econômico e à abolição da escravidão.

3 . FUVEST 2005
A recente catástrofe ocorrida em Nova Orleans mostrou a pobreza da região, mais uma vez apontando as diferenças econômicas e sociais entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Para a maioria dos historiadores, essas diferenças estão associadas à Guerra de Secessão, que dividiu o país, no século XIX, e deixou sérias conseqüências.
a) Quais eram as diferenças entre o norte e o sul dos Estados Unidos antes da Guerra?
b) Qual o tratamento dispensado pelos vitoriosos aos derrotados no final da Guerra?

5.       FUVEST 2008
Nos Estados Unidos, a expansão para o Oeste se completou no final do séc. XIX. Discorra sobre esse fenômeno histórico no que se refere.
a) à questão indígena e à incorporação de terras para a agricultura.
b) ao Oeste, como temática da cultura norte-americana, por exemplo, na literatura, no cinema e nos meios de comunicação.


ABRAÇOS A TODOS,
MÁRDEN