31 de mai. de 2010

Links Pra Lá de Úteis e Resolução de Simulado - História.

Pessoal, segue abaixo a resolução do simulado. No post LIBERALISMO, tem vários links lá sobre iluminismo, que vimos na aula passado. Deem uma olhada.


1) ENEM


O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França,de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais.
ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é

A o palácio de Versalhes. ESTA É A RESPOSTA. ESTA QUESTÃO EXIGE APENAS O CONHECIMENTO DO ALUNO DE ASSOCIAR FRANÇA, A VERSALHES.

B o Museu Britânico.

C a catedral de Colônia.

D a Casa Branca.

E a pirâmide do faraó Quéops..

2) (ENEM) A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer.
Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.
THOMPSON, E. P. The making of the english working class . Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque
ESTA QUESTÃO EXIGE UM CONHECIMENTO ALÉM DO TEXTO.
A) a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais. NÃO É VERDADE, DIFICIL A INVENÇÃO DE UMA MÁQUINA CONSEGUIR POSSIBILITAR O SURGIMENTO DE NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS, E TAMBÉM NO TEXTO NÃO HÁ NENHUM INDÍCIO DISTO.

B) os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes. O TEXTO DESMENTE ESTA AFIRMATIVA.

C) os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados. OS ARTESÃOS FICAVAM DEPENDENTES UNICA E EXCLUSIVAMENTE DO TEAR, SÓ FAZIAM ISSO, NÃO QUE OS TEARES EXIGIAM UM TREINAMENTO ESPECIALIZADO.

D) os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência. ESTÁ CORRETO. ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO, ESTES ARTESÃOS VIVIAM MUITOS DELES NOS CAMPOS, ANTES DOS CERAMENTOS, E VIVIAM DE SUBSISTÊNCIA. ESTA MUDANÇA ´´DE VIDA´´ É SIGNIFICATIVA APÓS A INDUSTRIALIZAÇÃO.

E) os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas. O TEXTO NÃO FALA NADA DISSO E ESTA INFORMAÇÃO NÃO POSSUI MUITO SENTIDO LÓGICO.

3) (ENEM) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário.São, portanto, observadas consequências econômicas,sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem

A) a erradicação da fome no mundo. A FOME CONTINUOU EM DIVERSOS LOCAIS

B) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas. PELO CONTRÁRIO, A MEDIDA QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO AVANÇA, A URBANIZAÇÃO SE ACENTUA

C) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos. ESTÁ CORRETA. O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DEPENDE E CONSOME MUITO OS RECURSOS NATURAIS, SOBRETUDO ENERGÉTICOS. LEMBRANDO QUE NA INDUSTRIALIZAÇÃO INGLESA, A FONTE DE ENERGIA PRINCIPAL ERA O CARVÃO

D) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura. INCORRETO

E) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização. NÃO HÁ UM CONTÍNUO AUMENTO DA OFERTA DE EMPREGO

4) (ENEM) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar.

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

A) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. MESMO SEM O CONHECIMENTO DOS ASSUNTOS, O PROPRIO TEXTO DEIXA CLARÍSSIMO QUE OS PRINCÍPIOS NÃO SÃO OPOSTOS

B) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. PELO CONTRÁRIO, NÃO APOIAVA  O ABSOLUTISMO

C) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. DIREITOS ESTES QUE SÃO: DIREITO À VIDA, LIBERDADE, FELICIDADE, PROPRIEDADE PRIVADA. O TEXTO RELATA A MAIORIA DESTES DIREITOS. CORRETA QUESTÃO

D) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norteamericana. NO TEXTO CONTÉM AS DATAS DAS DUAS, BASTA OLHAR E VER QUE A INDEP. DOS EUA VEM PRIMEIRO DO QUE A REV. FRANCESA.
E) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América. A REVOLUÇÃO FRANCESA NÃO ROMPEU PACTO COLONIAL NENHUM, QUEM ROMPE PACTO COLONIAL SÃO AS COLÔNIAS, E NÃO ALGUM PAÍS EUROPEU, MESMO EM REVOLUÇÃO

5) (UFMG) A Revolução Gloriosa , ocorrida na Inglaterra, no século XVII, caracterizou-se por:

A) Consagrar um regime constitucional com limitações ao poder real, gerando a marginalização da Coroa no processo político. É VERDADE, O PODER DO REI PASSOU POR AMPLA LIMITAÇÃO, NA QUAL SE TEM ATÉ HOJE, E A COROA, OU SEJA, O REI, A MONARQUIA, FICOU ´´ A MARGEM ´´ DO PROCESSO POLÍTICO INGLÊS, POIS QUEM MANDA É O PARLAMENTO.

B) Gerar o conflito entre a Coroa, apoiada pelos proprietários de terra, e o Parlamento, sustentado pela burguesia. A COROA NÃO ERA ASSIM APOIADA PELOS PROPRIETÁRIOS DE TERRA NÃO, ATÉ PORQUE MUITOS DELES ERAM A PRÓPRIA BURGUESIA.

C) Consolidar a hegemonia do catolicismo através da Declaração de Direitos que defendia a liberdade de culto. IMPOSSÍVEL O CATOLICISMO TER HEGEMONIA NA INGLATERRA. VALE LEMBRAR QUE A DINASTIA STUART TENTAVA IMPÔR O CATOLICISMO E A BURGUESIA SE REVOLTAVA.

D) Extinguir os partidos políticos conservadores e liberais, acarretando a supressão da divisão de poderes. NÃO HAVIA ESTES PARTIDOS NA INGLATERRA NESTE PERÍODO.

---------------------------------------------------------X-----------------------------------------------
 
Darei aqui algumas indicações de links, MUITO ÚTEIS para vocês, em diversas matérias. Inclusive colocarei alguns deles nos LINKS RELACIONADOS, aí do lado direito no nosso blog.
 
FÍSICA ( Sites indicados por vários professores de física que conheço).
http://www.fisica.net/ 
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/
http://www.fisicahoje.com.br/
MATEMÁTICA. ( Indicado pelo aluno Lellyo).
http://www.somatematica.com.br/

BLOG: VESTIBULANDO DIGITAL.
http://vestibulando-digital.blogspot.com
Neste endereço vocês encontram simplesmente TODAS as matérias com suas respectivas tele aulas, para BAIXAR TOTALMENTE GRATUITO. Basta clicar nas matérias e está lá tudo explicadinho, bem separado, com as descrições dos conteúdos, e os links para baixar. Simplesmente OBRIGATÓRIO para quem quer ter um baita de um complemento. Colocarei este link aqui no blog nos LINKS RELACIONADOS. Aos poucos estamos coletando aqui uma vasta ´´enciclopédia´´ de vestibular, com coisas muito interessantes, este blog aí com todas as tele aulas, mais o PONTO CIÊNCIA, com experimentos sensacionais,  enfim, vocês estão tendo acesso a um material muito rico. Bem legal.
Grande abraço a todos,

Márden

Nenhum comentário: