30 de jul. de 2010

entrevISTA - Alysson Augusto

Semana de férias chegando ao fim, e nossas entrevistas também... ainda tem mais gente que irá pintar por aqui, e hoje será a vez do nosso ex aluno Alysson Augusto, que fez intensivo e depois extensivo conosco ano passado e foi aprovado na UFMG para Engenharia de Controle e Automação. Segue abaixo a íntegra da entrevista do Alysson.

ENTREVISTA - ALYSSON AUGUSTO 


1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?
 
Conheci o ISTA pré-vestibular através da minha irmã. Ela cursou o pré-vestibular em 2006, e como prova da qualidade do ISTA, ela  passou naquele ano na PUC para serviços sociais e hoje é uma profissional de sucesso.
    Apartir desta experiência ela me falou do pré-vestibular, então fiz também lá minha preparação para o vestibular UFMG.
    Quando entrei no curso, tinha uma enorme expectativa, pois naquele momento estava em busca de um sonho, estar em umas das maiores universidades do país. Logo nas primeiras semanas de aula tive a certeza que estava em "boas mãos", com uma ótimas estrutura de ensino e excelentes professores.
2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?
 
Sinto muita saudade da convivência dentro de sala de aula. Era um ambiente no qual estava rodeado de amigos, e aprendia em conjunto. Eram tantas discussões saudáveis sobre a assunto, piadas inesquecíveis seja pela graça ou a falta dela!, os poemas dos alunos e dos professores (eram demais!). Saudade também dos passeios do ISTA (Cordisburgo, Gruta do Maquiné, Inhotim). São tantas ótimas lembranças que guardo.
3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?
 
Minha aprovação diz por si só a respeito dos professores, parte desta minha conquista também é deles. Em toda minha vida  de estudo posso dizer que os melhores professores que já tive estão no ISTA. Todos são excelentes profissionais. Acima desta qualificação há um diferencial magnífico, a proximidade que possuem com os alunos, o interesse de ajudar, não medir esforços para levar a cada aluno o conhecimento. Com a equipe do ISTA o caminho rumo à UFMG se torna mais curto, por isso aconselho àqueles que agoram ocupam um lugar na sala de aula que aproveitem bem cada uma das aulas, pois na hora da prova lembrará delas.
 
4 - Como era sua rotina de estudos ? 
 
No primeiro ano que prestei o vestibular e primeiro ano no ISTA estudava pouco e não aproveitei como deveria toda a formação que o ISTA proporciona. Isto refletiu no resultado final, a reprovação ainda na 1ª etapa. No segundo ano conseguinte, criei uma rotina de estudos, tabelando alguns horários diários e organizando meu dia de uma forma mais proveitosa. Esta organização deixou os estudos menos cansativos e com isso a absorção das matérias foi muito mais rápida.Passei a frequentar as monitorias no ista, estudava também com o pessoal em grupos de estudo, enfim, estudar de verdade faz toda a diferença no final. O que parece a princípio um sacrifício, se torna uma glória quando seu nome está na lista de aprovados.
 
5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?  
 
A maior dificuldade é manter um ritmo constante de estudos, realmente não é fácil deixar um "barzinho" com os amigos de lado, uma balada nos finais de semana. Mas abrir mão de algumas coisas de gostamos faz parte deste caminho aos nossos objetivos. Tudo tem seu tempo, não pensar que estamos deixando de viver por causa do vestibular é fundamental. Claro que não é necessário madrugadas inteiras sobre os livros, ou diante do computador pesquisando. Não é fácil ter este controle e acredito que muitos também passam por isso,porém tenham força e vençam as tentações, pois após a aprovação terão muitas alegrias e festas a comemorar! (entre elas as Calouradas!). 
 
6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?
 
Meu nome estampado na lista de aprovados foi incrível. Um filme passou na minha cabeça, toda a minha história no ISTA, familares que torceram com a alma por mim,todos os amigos que me auxiliaram, todo o meu esforço para chegar ali...São tantas as sensações! Se misturam alegria, a gratidão a Deus, aos professores, a tudo e todos que fizeram parte da caminhada! Somente quem vive consegue ter a noção da grandiosidade. Em breve muitos terão! torço muito para isso.  
 
7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?  
 
Na vida universitária, acredito que a maior batalha e sair da faculdade! entrar creio que é o mais fácil! Para pessoal das exatas como eu se preparem para os Cálculos, Integrais e derivadas!! Mas com perseverança e vontade conseguirão superar. Sempre haverá aqueles que querem te derrubar, os empecilhos do dia-a-dia universitário. Entretanto muitas coisas boas esperam por vocês vestibulandos que darão forças para continuar.
 
8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?  
 
É preciso ter a cabeça no lugar e lembrar sempre que estar ali é um sonho realizado. Não deixar nada abalar, por mais que a situação as vezes esteja as olhos humanos insustentável, sempre haverá um caminho para desafoga-lo(a). Dificuldades fazem parte da vida, não há caminho sem pedras(opss rocha! - Weberson que não leia isso!!). 
 
9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?  
 
Me surpreendeu a dinâmica, tudo acontece muito rápido. Temos que seguir o andamento a passos largos que senão tudo fica para trás. Também me surpreendeu a estrutura que a UFMG oferece aos universitários, os eventos, a possibilidade de crescimento seja academicamente ou pessoalmente.
Não fugiu muito do que eu imaginava, mas ainda há muita coisa a desbravar naquele campus. A cada dia você descobre novas coisas.
 
10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?  
 
Meus planos são aproveitar tudo aquilo que a UFMG oferece e está ao meu alcance. Dedicar para ter um bom rendimento, até pensando na minha qualidade profissional após o curso. Estou adorando a UFMG mas quero explorar novas terras. A UFMG oferece intercâmbios com universidades do mundo inteiro, quero também poder estudar fora do país pela UFMG. Com certeza é uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional.
 Como dica para os que estão estudando para entrar na UFMG, é não se contentar somente com a grade padrão de seu curso, buscar também outros conhecimentos afins extracurriculares. A UFMG oferece muitos cursos eletivos, de idiomas, entre outros. A possibilidade de escolha do seu caminho universitário é enorme. Façam da universidade sua casa também. pois lá passaram alguns anos de sua vida, só espero que não fiquem muito tempo lá, sei que estar lá dentro é um sonho mas busquem novos sonhos!! Meus 5 anos de curso estão de bom tamanho!
Lembrando, comam do bandejão, a comida lá é muito boa! almoçem lá algumas vezes, vale a pena e é barato!
 
11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?  
 
Credito ao ISTA grande parte da minha aprovação. Agradeço imensamente todos os professores que me ajudaram nessa conquista. Daria para escrever um livro de agradecimento, mas acredito que não há gratidão maior do que estar aprovado, pois comprova que a instituição possui qualidade e compromisso no ensino.
Foram dois anos especiais que vive lá, que me ajudaram  não somente a passar no vestibular,  mas como pessoa.
Felizes todos que fazem parte agora desta família, Instituto Santo Tomás de Aquino.
 
--------------------------------------------------------------X-----------------------------------------------------------------
 
Queria agradecer aqui ao Alysson pela entrevista, tenho certeza que muito útil a todos os alunos que estão nessa batalha também. 
 
Grande abraço,
Márden

Nenhum comentário: