7 de jul. de 2010

Brasil Império : Links, Exercícios.

Iremos ver nestas últimas aulas do mês de julho, o Brasil Império. Ou seja, o período ( 1822-1889) em que o Brasil tinha um Imperador....não era nem colônia, mas também não era um país republicano com presidente eleito, era independente , cujo poder se CENTRALIZAVA na mão de um só. Este postagem será exclusivamente para o Brasil Império, tudo que a gente precisa saber deste período, estará aqui... façam bom proveito...

LINKS
http://www.mundovestibular.com.br/articles/405/1/O-BRASIL-IMPERIO/Paacutegina1.html Breve resumo sobre o período.

http://www.monarquia.org.br/portal/ Para quem quer saber mais sobre a Família Real, ``ontem``, e atualmente, este é o link.

http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-monarquia.htm Brasil Império dividido em vários artigos. Este link é bom pois ao invés de um texto corrido, ele nos dá vários ´´sub temas´´. Muito bom também.

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil.html História da Fotografia no Brasil. Verão que ela tem muito a ver com nosso período Imperial.

http://www.youtube.com/watch?v=siTW0AR5rHs Brasil Império apenas em imagens. Muito bacana. Muito bom para visualizar o conteúdo.

http://www.youtube.com/watch?v=s5NQNpOJURY Documentário do professor Bóris Fausto. História do Brasil Império Parte II. Não tem melhor link na internet sobre o Brasil Império.
http://www.youtube.com/watch?v=CYb41QfmYIw&feature=related Parte III do documentário do professor Bóris Fausto.

EXERCÍCIOS

1) UFMG A partir do contexto histórico do  Brasil Imperial, é CORRETO afirmar que

A) o restauracionismo, que congregava as classes médias urbanas, foi, durante esse período, um dos mais severos críticos do processo de centralização imposto pelo Imperador.

B) a centralização do poder foi um dos instrumentos utilizados pela Monarquia no sentido de tentar coibir os conflitos que haviam eclodido na primeira metade do século XIX.

C) o constitucionalismo das elites rurais advogava o fim da anarquia inicialmente vigente nas províncias, o que se faria a partir do controle das novas instituições educacionais.

D) o corporativismo influenciou diversas instituições na primeira metade do século XIX – como o Exército e a Escola, ambos em processo de progressiva profissionalização.

2) UFMG Considerando-se o II Reinado brasileiro, é CORRETO afirmar que

A) a alternância, no comando do Estado, entre os dois principais partidos do período (Liberal e Conservador) expressava o poder e a vontade política do Imperador.

B) a dissolução do Conselho de Estado, à época, foi compensada com a criação do cargo de Presidente do Conselho de Ministros.

C) a eliminação do Poder Moderador para a implementação do parlamentarismo “às avessas” estabilizou, então, o regime.

D) o fortalecimento das elites locais nas Províncias permitiu, então, que fossem aprovadas leis de caráter descentralizador.

3) UFMG Considerando-se as relações entre a conjuntura econômica e o sistema de transporte brasileiro no século XIX, é CORRETO afirmar que

A) o surgimento de uma extensa rede viária destinada ao escoamento da produção industrial foi possível, fundamentalmente, a partir do investimento público capitaneado pelo Banco do Brasil.

B) as principais rotas do sistema de circulação então criadas subsistem até os dias de hoje, notadamente no que respeita às auto-estradas, que começaram a  surgir no fim do século, para atender à crescente produção de automóveis.

C) as principais vias de transporte criadas à época se situaram na Região Sudeste, atendendo às demandas crescentes da cafeicultura, sendo os investimentos oriundos, em grande parte, de capital estrangeiro.

D) o comércio do açúcar, reabilitado após a crise da mineração, estimulou o surgimento de inúmeras autovias e ferrovias, construídas com capital nacional e que se concentravam na região da mata nordestina.

4)- Dentre as características abaixo, assinale a que analisa corretamente a Guarda Nacional no período do Brasil Imperial


A) Foi a grande aliada do exército no combate aos revoltosos populares, principalmente acoplados na região Nordeste do Brasil

B) Defendia os interesses populares conflitando sempre com os interesses reais defendidos pelo exército brasileiro

C) Foi a principal força da elite agrária para coibição e repressão de movimentos populares com o objetivo de manter intacta a unidade territorial do país

D) Foi um poder paralelo exercido pelas elites agrárias do Sudeste que visavam se sobressair no cenário político brasileiro


5 - A revolta dos Farrapos 1835-45 e a revolta dos Cabanos 1835-40, possuem diversos aspectos divergentes, contudo, apresentam como principal semelhança:

A) Participação predominante das classes populares na liderança das revoltas

B) Descontentamento com a questão tributária e inclinação separatista

C) Ambas conseguiram êxito na maioria de suas reivindicações

D) Região geográfica e influência do Absolutismo Francês



6) As idéias liberais difundidas e aplicadas na Europa no século XIX foram incompatíveis com a realidade brasileira porque:

a)O exclusivismo metropolitano foi mantido, impedindo a formação de um mercado de características nacionais.

b)A classe proprietária brasileira era profundamente anticlerical e não pôde estabelecer alianças com a Igreja.

c)Os comerciantes portugueses controlavam o Estado impedindo o acesso da elite agrária ao poder.

d)A aristocracia rural defendeu a manutenção da estrutura econômica de caráter agroexportador escravista.



7- Sobre o contexto da América Latina durante o século XIX, pode-se afirmar que

A) Alcançaram suas independências basicamente no mesmo espaço de tempo contando com ajudas tanto dos Estados Unidos quanto da Inglaterra.

B) Após os processo de independência, os países latino-americanos partiram para o desenvolvimento industrial embora sem competir com o poderio norte-americano.

C) As antigas colônias espanholas se libertaram sob intensos conflitos, adotaram quase todas elas, repúblicas autoritárias sob forte predomínio militar.

D) O Brasil se diferenciou dos demais países por adotar a Monarquia Hereditária como forma de governo e finalizar a escravidão logo após sua independência.

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LINKS EXTRAS:

http://www.youtube.com/watch?v=dC7FC0jqBv4&feature=related Cerca vez a o canal de televisão inglês BBC fez um documentário sobre música brasileira. A parte 01 está aqui, ao lado direito estão todas as outras partes. Vale muito a pena ver a visão ``gringa`` sobre nossa música.  O documentário se chama
Brasil, Brasil - A Tale of Four Cities - BBC , este é a parte 01, ao lado estão o 2,3,4, etc...

http://www.acessobrasil.org.br/libras/ Dicionário Virtual de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais

http://bd.folha.uol.com.br/ Banco de dados da Folha de SP.

http://www.tosabendomais.com.br/portal/ Vale a pena conferir este site. Tem exercícios, artigos, relacionados a ENEM.

Grande abraço a todos vocês,
Márden

Um comentário:

Anônimo disse...

muito superficial não achei gabarito das questões (isso é se tive).creio que pode ficar melhor !