19 de jul. de 2010

entrevISTA - Denísio Marcos

Pessoal, durante estas férias irei postar aqui algumas entrevistas que fiz por e-mail com alunos que cursaram o ISTA Pré-Vestibular, que foram aprovados na UFMG. Fiz questão de fazer as MESMAS PERGUNTAS a todos eles, no objetivo não só da gente perceber o contexto e as opiniões de cada um, mas também de perceber ELEMENTOS COMUNS em todos eles, que fatalmente foram fundamentais para suas aprovações. As entrevistas estão muito legais, e elas serão postadas no decorrer das férias.
Esta entrevISTA foi com o  DENÍSIO MARCOS, que passou em biblioteconomia na UFMG, em 2008.
PS: os trechos em negrito foram colocados por minha própria conta...

ENTREVISTA - DENÍSIO MARCOS.
1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?
Não me lembro claramente onde fiquei sabendo do ISTA, mas acredito que, tenha visto em algum “quadro de avisos” algum informativo sobre o pré-vestibular.
Eu entrei com a expectativa de estudar com muita vontade, já que fazia 10 anos que eu não estudava, independente da qualidade do cursinho, já que até então, eu não conhecia o pré-vestibular.


2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?
Sinto saudade dos professores e da estrutura física das salas.


3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?

Considero professores qualificados, que dominam perfeitamente o conteúdo que ministram e que têm uma interação muito boa com os alunos.


4 - Como era sua rotina de estudos ?

Bom... Eu consegui fazer um cronograma de estudos e cumpri-lo. Procurava dar uma olhada no conteúdo antes das aulas e fazia os exercícios da apostila.

5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?

No começo eu não tinha em vista a UFMG, mas as dificuldades estão relacionadas com o tempo que eu estava sem estudar, já que, muitos conteúdos praticamente eu tive de reaprender de novo.



6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?

Não dá pra expressar com palavras.



7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?

Com relação à vida universitária no geral eu não tenho dificuldades. As minhas dificuldades são mais específicas, ex: tenho que melhorar a minha informática e tentar aproveitar mais o curso.


8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?

É tentar manter-se focado no curso e nos estudos mesmo com as adversidades, sejam elas: emocionais, familiares ou financeiras.



9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?

Me surpreendi com a simplificação dos processos, imaginava que as coisas eram mais complicadas.



10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?

Pretendo entrar no mercado de trabalho conseguindo estabilidade profissional como Bibliotecário.
As dicas que posso dar é ter muita paciência nos estudos e estudar muito, já que na faculdade se estuda muito mais.



11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?

O ISTA teve uma importância fundamental devido ao seu corpo docente, sua estrutura física e organizacional. Ressalto a organização do pré-vestibular e cito o nome do pedagogo Geraldo que estava coordenando em 2008.

------------------------------------------------------X--------------------------------------------------
 Pessoal, esta foi a entrevista do Denísio, sem dúvida ele deu dicas muito importantes e que muito ajudará a todos que estão tentando passar também. Queria também por aqui agradecê-lo a prestatividade de conceder esta entrevista.  AGUARDEM AS OUTRAS...
 
Grande abraço a todos, aproveitem as férias, descansem
Márden

Nenhum comentário: