26 de jul. de 2010

entrevISTA - Kamila Silva Alves

Dando continuidade a nossa série de entrevistas, a terceira será da Kamila Silva Alves, passou em química na UFMG, em 2009. Ela fez extensivo no ISTA em 2009 e saiu de lá para a UFMG. Segue abaixo a entrevista:


1- Como você ficou sabendo da existência do ISTA pré-vestibular e com qual expectativa você entrou para este curso ?

Eu fiquei sabendo do Ista Pré-Vestibular, através de um amigo meu, Pedro Victor, que fez pré-vestibular no Ista, um ano antes. E eu entrei lá com as maiores expectativas possíveis, porque ouvi falar super bem do ensino, e a palestra inicial também me motivou bastante a entrar e continuar nesse caminho que era o Vestibular.


2 - Do que você sente mais saudade da época em que estudava no ISTA ?

Por incrível que pareça, eu sinto falta das aulas. E dos professores, daquele clima discontraído misturado ao aprendizado.



3 - Qual sua opinião sobre a equipe de professores do ISTA ?

Sensacionais, acho que seria uma boa palavra para falar deles. Mas mesmo assim é pouco, perto da importância que eles tiveram na minha vida. Gosto de cada um deles, a sua maneira. E cada um deles conquistaram um espaço na minha vida. São mais do que simplesmente professores, são aquelas pessoas que vão estar lá quando agente pensa em desistir, são aqueles que vão te explicar mil vezes uma matéria ate você entender, são aqueles que vão se preocupar com você não somente nos estudos, mas também na vida. São aquelas pessoas que vão acreditar em você, mesmo quando até você mesmo não acredita. São aquelas pessoas que vão te dar a mão e caminhar ao teu lado. E principalmente, serão aqueles que irão sorrir no final do caminho e nos parabenizar, não só pela vitória conquistada, mas também por não ter desistido, porque eles sabem o quanto o caminho é difícil.

Eu sempre vou ser grata aos meus professores do Ista, sem dúvida. Se eu puder, eu quero que daqui a 4 anos e meio, no dia da minha formatura, que esses professores do Ista estejam lá, porque foi por eles principalmente, que eu devo essa vitória.



4 - Como era sua rotina de estudos ?

A minha rotina de estudos, eu acho que era aparentemente 'normal', estudava duas á quatro horas por dia, e ia aulas sempre. Tentei faltar só o necessário mesmo, porque assistir a aula é muito importante, e é claro, fazer os exercicios das aulas dadas é fundamental.



5 - Quais eram suas maiores dificuldades neste período de estudo para a prova da UFMG ?


Acho que foi principalmente a resistência. Porque eu fiquei nesse caminho de cursinho por dois anos seguidos, e no primeiro ainda tive Ensino médio. E também porque eu trabalhava, então era complicado ter esse 'pique' de aulas, exercicios. Era bem casantivo. E sempre tinha aquela pressão, tanto minha quanto da familia, dos amigos. Porque estudar é complicado. Você acaba não tendo tempo pra vida social, descanso, e todas essas coisas. É aquela história, tenha um foco e siga nele, e isso não é uma coisa muito fácil de se conviver.



6 - Qual foi sua sensação quando viu seu nome na lista dos aprovados da UFMG ?

Eu ainda estou procurando uma palavra que pudesse definir a alegria de ver o meu nome na lista dos aprovados. Mas é algo sem explicação, e ao mesmo tempo um alivio enorme, porque é a hora depois de todo o ano, que eu enfim pude respirar e dizer que aquela etapa eu tinha passado, que agora era começar uma nova.

Mas é muito bom saber que o esforço valeu a pena, que todos os dias de cansaço, de noites mal dormidas, de estresse, foram recompensados.
Foi o melhor dia da minha vida, algo que vai ser sempre inesquecivel pra mim.


7 - Quais as maiores dificuldades da vida universitária na sua opinião ?

Acho que a responsabilidade que a vida universitária te dá é algo assustador. Porque eu não vou estar ali aprendendo aquela matéria simplesmente pra passar de ano, ou entrar em uma universidade, eu vou estar aprendendo algo que vai ser a minha vida daqui pra frente. O que eu aprender na universidade, vai ser o meu futuro, vai ser a minha 'ferramenta' de trabalho. É algo que eu tenho que me dedicar inteiramente pra absorver o máximo de coisas que eu puder para não cometer falhas futuramente. Porque no meu caso por exemplo, que vou fazer química, imagine se em determinada aula de reação ácido-base eu não preste tanta atenção e deixo passar coisas importantes, aí lá na frente quando eu estiver trabalhando em uma industria, e eu precisar justante daquele procedimento, eu posso acabar cometendo um erro, e esse erro pode custar vidas. É algo grandioso a responsabildiade que você tem nas mãos, então acho que isso assusta..
Mas eu creio que dificuldades sempre irão surgir, medos também. O importante é saber passar por eles e aprender com eles. E principalmente, em não desistir em meio as dificuldades, acho que isso é o principal.


8 - O que é fundamental para se manter na universidade e não desistir no meio do caminho ?

É principalmente ter a certeza daquilo que se está fazendo. Se você ama aquilo, se você ama o seu curso, se você ama fazer aquilo que faz, então você não vai desistir.
Porque obstaculos sempre irão surgir, dificuldades também, mas o importante é saber sair de cada dificuldade, de cada erro, com algum aprendizado, e com a espectativa de não cometer os mesmos erros novamente.
Acho que aquilo que disse lá na questão 1, se você quer uma coisa, faça disso teu foco, e não desista.



9 - O que mais lhe surpreendeu positivamente na universidade ? Era como você a imaginava ?

O meu curso só começa agora no segundo semestre, então ainda não sei qual vai ser a minha reação, e se vai realmente me surpreender como eu espero. Mas acho que sim, acho que vai ser mais ou menos como imagino. Bom, assim espero né.


10 - Quais são seus planos para seu futuro profissional e quais as dicas você pode dar aos estudantes que estão tentando agora o vestibular ?

Meus planos profissionais, acho que é principalmente me focar na área de nanotecnologia. Mas também tentar conciliar com algo ambiental e petroquimica, que são áreas da química que eu gosto bastante.
E dicas pros futuros calouros? Essa é fácil: ESTUDE.
Acho que é isso, estude o máximo que você puder, porque mesmo assim ainda vai ser pouco.
Não falte as aulas do cursinho, a menos que for um caso de extrema necessidade. Porque uma aula que você perde, pode ser uma questão determinante da tua prova, pode ser aquela que te dá a vaga.
Escute os professores, eles sabem o que dizem. Não só na matéria, mas na vida mesmo, eles estão ali para você, pra te dar uma força que as vezes você não tem naquele momento. Escute os conselhos deles, as dicas de prova, elas são super importantes para a sua aprovação.
Não converse durante a aula, não estou dizendo pra ser um mudo, mas evite. Porque tem um professor lá na frente que dá dando tudo de si para VOCÊ ser aprovado. Então use isso a seu favor, absorva tudo o que eles podem oferecer. Se quer conversar, converse no intervalo, no msn na tua casa, no telefone, ou sei lá, ma na hora da aula, escute os professores.
Pergunte tudo o que você tiver dúvida, não vá pra prova com dúvida, pergunte na sala, nos corredores, eles sempre vão te escutar.
Faça muitos exercicios, as provas da UFMG são iguais, só muda o modo como eles te perguntam. Tenha certeza, vai ter questão na prova que você já fez em casa, e isso te dá um segurança enorme na hora da prova.
E principalmente, não desista. Irá ter sempre alguém que vai dizer que você não consegue? Vai. Sempre vai ter amigos pra te chamar pra sair numa sexta a noite bem no horário da aula? Vai. Vai ter fds que você não vai querer nem olhar para um livro? Vai. Vai ter dias que você não vai querer ir na aula? Vai. Vai ter dias que seus colegas de sala vão falar demais e te atrapalhar de ouvir a matéria? Vai. Mas acredite em você, acredite que essa vaga é sua desde já. E não desista, a estrada é longa, mas a emoção 'chegada' é insubstituível.


11 - Qual a importância do ISTA na sua aprovação na UFMG ?

Fundamental. Se não fosse o Ista, os professores do Ista, os amigos que lá conquistei, eu não estaria em uma das melhores Universidades do País. Então muito dessa vitória eu devo as pessoas dessa instituição. Eu jamais vou me esquecer dos dias vividos ali. São aprendizados que irei levar comigo pra vida inteira.
Então se eu tenho que agradecer a alguém, eu agradeço a todas as pessoas do Ista, que fizeram de mim, uma aluna da UFMG.

--------------------------------------------------------x------------------------------------------------










Pessoal, essa foi a entrevista da Kamila, vale MUITO A PENA ler, sobretudo pela penúltima resposta que ela dá....um relato precioso mesmo. Queria agradecer também a Kamila pela prestatividade, tenho certeza que estas 3 entrevistas e mais as outras que virão, serão muito úteis para quem ainda está percorrendo este caminho.

Grande abraço a todos,
Márden

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a idéia das entreISTAs, por que pode dar uma motivaçao maior aos alunos.
um abraço a todos.
http://sistemarecuperacaoinformacaomedica.blogspot.com/