14 de dez. de 2010

2 ETAPA: Guerra Fria.

Olá pessoal, colocarei aqui links de acontecimentos ocorridos durante o período da Guerra Fria,
LINKS - GUERRA FRIA.
Independência da Índia.
Tele Aula sobre Índia.

Breve Resumo sobre a História do Irã: ontem e hoje.

Revolução Cubana parte 01
Revolução Cubana parte 02 ( questões mais desconhecidas)

O ano de 1968 que balançou o mundo.

Guerra do Vietnã

Apartheid na África do Sul

Tele Aula: Guerra Fria parte 01
Tele Aula: Guerra Fria parte 02

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------
SEGUE ABAIXO A LISTA DE EXERCÍCIOS REFERENTE A ESTE PERÍODO, QUE TRABALHAMOS EM SALA.


1 – FUVEST 2009. QUESTÃO COMENTADA.
Após a Primeira Grande Guerra  houve expressivo crescimento industrial
no período de 1914-1920 no Brasil. Explique as razões desse
crescimento.  ( 6 L)
A eclosão da Primeira Guerra Mundial provocou a diminuição das importações brasileiras, visto que os países exportadores direcionaram suas economias para fins militares. Tentando compensar a carência de importados, a indústria brasileira intensificou a produção de bens de consumo não duráveis, resultando em um surto que se prolongou até o imediato pós-guerra.
1.1 A tentativa dos nazistas de dissimular suas atrocidades nos campos de concentração e de extermínio resultou em completo fracasso. Muitos sobreviventes desses campos sentiram-se investidos da missão de testemunhar e não deixaram de cumpri-la, alguns logo depois de serem libertados e outros, quarenta e até cinqüenta anos mais tarde. (Adaptado de Tzvetan Todorov, Memória do mal, tentação do bem. Indagações sobre o século XX. ARX, 2002, p. 211.)
a) Caracterize o contexto histórico em que surgiram os campos de concentração e de extermínio.
b) Que parcelas da população foram aprisionadas nesses campos?
c) Com base no texto, explique a importância do testemunho dos sobreviventes.
2 – FUVEST 2009. Questão comentada. Dentre as Revoluções ocorridas na América Latina, no século XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o traço distintivo
da primeira é seu caráter camponês e o da segunda, seu caráter socialista.
Explique o significado desses traços distintivos em relação à
a) Revolução Mexicana.
b) Revolução Cubana.
Resolução
a) Embora contasse com a participação significativa de setores urbanos (burguesia liberal, militares e operários), a Revolução Mexicana notabilizou-se pela grande mobilização do campesinato. Essa mobilização foi mais expressiva no sul do país, onde a questão fundiária era mais aguda, devido à absoluta predominância do latifúndio. Nesse contexto destacou-se a liderança de Emiliano Zapata, que em seu Plano de Ayala propôs uma reforma agrária radical, que aliás não foi efetivada pela Constituição de 1917.
b) Embora a Revolução Cubana apresentasse inicialmente um viés liberal, o governo de Fidel Castro inclinou-se rapidamente para o socialismo, fosse pela coletivização das grandes propriedades rurais, fosse pela nacionalização (estatizações) das empresas estrangeiras. Como resultado, Cuba tornou-se o primeiro Estado socialista no mundo
ocidental — o que iria alterar dramaticamente a situação estratégica da Guerra Fria.
3 – FUVEST 2008. QUESTÃO COMENTADA. Índia e China ocupam, no atual cenário mundial, um lugar tão importante que já se fala, entre estudiosos de geopolítica, em denominar o século XXI como o “século asiático”.
Sobre as trajetórias históricas contemporâneas desses dois países, iniciadas, respectivamente, em 1947 e 1949, é possível estabelecer mais de um paralelo, ressaltando semelhanças e contrastes.  Indique o processo histórico
a) da Índia, a partir de 1947, e seus desdobramentos posteriores.
b) da China, a partir de 1949, e seus desdobramentos posteriores.
Resolução
a) Processo histórico: descolonização afro-asiática. Desdobramentos posteriores: divisão da colônia britânica da Índia em Índia e Paquistão (do qual Bangladesh se separaria em 1971); guerras entre Índia e Paquistão em torno da Caxemira; conflitos internos na Índia, por conta das diversidades étnicas e religiosas do país; e acentuado crescimento econômico e tecnológico (inclusive no setor nuclear), sem eliminar as milenares desigualdades da sociedade indiana.
b) Processo histórico: expansão do socialismo e Guerra Fria. Desdobramentos posteriores: implantação do sistema socialista, sob a ditadura de Mao Tse-tung, e ulterior processo de abertura econômica, com acentuado crescimento da atividade industrial e conquista de mercados internacionais.

4 – UFOP O processo de descolonização afro-asiática se deu no imediato pós Segunda Guerra e apresentou resultados heterogêneos aos países que nele, conquistaram suas independências do domínio europeu. 
A) Apresente três fatores fundamentais que contribuíram para o processo de descolonização.
B) Cite um país deste contexto que tenha se libertado e aderido ao regime socialista.
C) Relacione o processo de descolonização afro-asiática com as guerras civis do continente africano pós-  descolonização.

5– UNICAMP 2010 À meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma Índia independente, trens carregados de hindus e muçulmanos, que associavam a religião às causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a Índia e o novo Paquistão, em uma das mais cruéis guerras civis do século XX.
Gandhi, profundamente comovido, começava um novo jejum, tentando a conciliação. Mais tarde, já alcançada a Independência, foram as diferenças entre hindus e muçulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da Índia, a separar religião e Estado, para que as minorias religiosas, como os muçulmanos, não fossem vitimadas pela maioria hindu.
(Adaptado de Cielo G. Festino, Uma praja ainda imaginada: a representação da Nação em três romances indianos de língua inglesa. São Paulo: Nankin/Edusp, 2007, p.23.)
a) De acordo com o texto, que razões levaram Nehru a separar religião e Estado, após a Independência da Índia? ( 3 L).
b) Quais os métodos empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia? ( 4 L)

6 – UNICAMP 2010 – QUESTÃO COMENTADA. O ativista negro Steve Biko, um dos críticos do Apartheid, que vigorou oficialmente na África do Sul entre 1948 e 1990, afirmou:
Nós, os negros, temos que prestar muita atenção à nossa história se quisermos tornar-nos conscientes. Temos que reescrever nossa história e mostrar nossa resistência aos invasores brancos. Muita coisa tem que ser revelada e seríamos ingênuos se esperássemos que nossos conquistadores escrevessem uma história imparcial sobre nós. Temos que destruir o mito de que a nossa história começa com a chegada dos holandeses.
(Adaptado de Steve Biko, I write what I like: a selection of his writings. Johannesburg: Picador Africa, 2004, p. 105-106.)
a) Segundo o texto, por que os negros necessitariam reescrever a história da colonização sul-africana?
b) O que foi o regime denominado Apartheid na África do Sul?
Resposta Esperada
a) Segundo Steve Biko, os negros deviam reescrever a história da colonização sul-africana para desenvolver sua consciência, uma vez que a história escrita pelos colonizadores brancos não era imparcial, omitindo a resistência negra à dominação e desconsiderando a história que precedeu a chegada dos holandeses.
b) O regime denominado Apartheid é definido, principalmente, como uma política oficial, promovida pelo Estado, de segregação racial.

7 – FUVEST 2002. A Corrida Espacial foi um desdobramento importante e impactante da Guerra Fria, nela, as potências buscavam propagandear de forma exagerada seus feitos e com isso propagar suas ideologias nos quatro cantos do mundo. A respeito deste contexto,
A)    Especifique o investimento espacial norte-americano e o soviético. ( 2 L)
B)      Explique a importância da propaganda no contexto da Guerra Fria e exemplifique uma situação em que ela tenha ocorrido na prática. 

A    ABRAÇOS A TODOS, 
         MÁRDEN

Nenhum comentário: