8 de dez. de 2010

2 ETAPA: Links e Exercícios. ( socialismo, liberalismo, guerras mundiais, etc.)

Tudo sobre socialismo
Tudo sobre Liberalismo
Independência do Haiti
Revolução Mexicana
Primeira Guerra: antecedentes
Primeira Guerra - resumo
Tele Aulas - 2 Guerra: cursinho objetivo.  : abram a página e procurem as tele aulas da 2 guerra do professor CIRO RAMOS. ( os vídeos só abrem com internet explorer).
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SEGUE ABAIXO EXERCÍCIOS

1.UNICAMP – QUESTÃO COMENTADA. 2007 Todos os legisladores do século XVIII concordavam que o Estado britânico existia para preservar a propriedade e, incidentalmente, as vidas e liberdades dos proprietários.
(Adaptado de E.P. Thompson, Senhores e Caçadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 21.)
a) A partir da afirmação de E. P. Thompson, caracterize o pensamento político presente no Estado britânico do século XVIII. (4 L)
Resposta Esperada
a)      O candidato deve perceber que o pensamento político presente no Estado britânico no século XVIII é o liberalismo, indicando suas características principais.

02. UFOP – 1/2010 No século XIX, vários Estados da Europa Ocidental passaram por um intenso processo de transformações políticas e sociais relacionadas com o ideal liberal. Caracterize o liberalismo político. (6 L )

03 – UNICAMP 2004.QUESTÃO COMENTADA. O liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais direitos naturais que o liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao liberalismo no século XIX?

a)Nesse primeiro item esperava-se que o candidato, a partir do seu conhecimento sobre a doutrina liberal, somente
enunciasse os direitos naturais: vida, liberdade, propriedade privada e rebelião. Mencionando tais direitos o candidato
obtinha 1 ponto.
b)A seguir, propôs-se ao candidato identificar os principais elementos que caracterizaram o liberalismo econômico durante o século XIX, como: a liberdade de indústria e comércio e livre concorrência, enunciada de forma abrangente pela expressão laissez-faire / laissez-passer, apontando para a adoção de uma política de livre-cambismo; a idéia de que o mercado se auto-regula e, conseqüentemente, colabora para a regulação das atividades econômicas como um todo; a proposta do fim dos monopólios visando, em especial, ao fim do pacto colonial e das reservas de mercado daí decorrentes; a defesa da não-intervenção do Estado nos assuntos econômicos. Ao arrolar com coerência e pertinência estes itens, a resposta chegava a 2 pontos.
C) Tendo em vista a predominância do liberalismo no decorrer do século XIX e o surgimento de críticas às práticas políticas e econômicas daí decorrentes, esperava-se que o candidato identificasse algumas das correntes de pensamento e/ou movimentos políticos que elaboraram críticas ao liberalismo, a partir dos mais diferentes pontos de vista. A identificação de movimentos como socialismo utópico, socialismo científico, anarquismo, comunismo, e conservadorismo possibilitava a obtenção de 2 pontos.

04 ) FUVEST
O Socialismo Científico é um fenômeno do século XIX, idealizado por Marx e Engeals e que procura criticar a sociedade  industrial capitalista, sobretudo inglesa, e propor um modelo diferente para a humanidade. No entanto, o Socialismo  Científico não é de todo original, buscou influências no Socialismo Utópico de Owen e Fourrier, na crítica á propriedade de Rousseau e no radicalismo anti-propriedade de Proudhon. A respeito do Socialismo Científico:
A) Aponte uma diferença entre os socialias utópicos e o socialismo científico de Marx e Engeals
B) Explique por qual motivo o Socialismo Científico é um severo crítico da propriedade privada
C) Analise o posicionamento ateísta presente na teoria de Marx e Engeals
D) Aponte duas semelhanças entre o modelo Socialista de governo, e o modelo fascista presente no século XX

05) FUVEST  2002
Sobre a Primeira Grande Guerra, de 1914-1918, responda as questões abaixo:
A) Cite 3 consequências da Primeira Grande Guerra para a humanidade ( 4 L )
B) Relacione o final da Primeira Grande Guerra aos antecedentes da Segunda Grande Guerra ( 5 L)

06) UNICAMP 2005  Leia os trechos abaixo e responda à questão:
Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em conseqüência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.
 (Adaptado de Norbert Elias, Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 199 e 204).
A exigência da anulação da ‘paz imposta’ pelo Tratado de Versalhes foi, ao lado do anti-semitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de
Weimar.
(Adaptado de Peter Gay, A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978,p. 31 e 168).
a) O que foi a República de Weimar? Relacione-a à ascensão do nazismo. (6 L)
b) O que foi o Tratado de Versalhes e qual o significado da expressão “paz imposta”? ( 6 L)

07 – UFMG – QUESTÃO COMENTADA.
Nos anos 20 do século XX, o mundo viu surgir um fenômeno político novo: o fascismo. Sua primeira grande  manifestação deu-se na Itália, sob a liderança de Benito Mussolini, e, em pouco tempo, apareceram grupos  de orientação fascista em vários outros países, alguns dos quais chegaram ao poder.
1. CITE três características dos movimentos fascistas.
A) NACIONALISMO          
B) TOTALITARISMO
C)  CULTO AO LÍDER.
2. Escolha uma dessas características e ANALISE os principais aspectos dela.

 MAIS EXERCÍCIOS...


1.                   Unicamp 2009 – QUESTÃO COMENTADA.
 No ano de 1808, entrou em vigor a proibição do tráfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Império Britânico. No caso do Império Britânico, a proibição teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Império Português, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior.
(Adaptado de João Paulo Pimenta & Andréa Slemian, A corte e o mundo. Uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.)
a) Segundo o texto, quais as mudanças relativas ao tráfico negreiro ocorridas em 1808?
b) Quais eram os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro na primeira metade do século XIX?
Resposta Esperada
a) A partir do texto, o candidato deveria perceber duas mudanças significativas ocorridas em 1808 quanto ao tráfico negreiro. Por um lado, ele foi proibido tanto nos Estados Unidos quanto no Império Britânico; por outro lado, no Império Português ocorreu a intensificação do tráfico de escravos, que entravam em quantidade cada vez maior no porto do Rio de Janeiro.
b) Entre os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro, o candidato poderia mencionar: a formação de um mercado consumidor para os produtos britânicos por meio da generalização do trabalho assalariado, e a necessidade de reduzir a presença de comerciantes luso-brasileiros na África, onde os ingleses buscavam se fixar

1.1               Fuvest 2008
A extinção do tráfico de escravos africanos no Brasil ocorreu em 1850.
Com relação a esse marco histórico,
a) explique o papel da Inglaterra nessa decisão. ( 5L)
b) relacione-o com a chegada de imigrantes.           ( 4 L )

2.                   Unicamp 2008
Na década de 1840, com a perspectiva do fim do tráfico negreiro, o governo brasileiro começou a interessar-se por fontes alternativas de mão-de-obra, encorajando a imigração de “trabalhadores pobres, moços e robustos” e tentando fixá-los nas fazendas de café. Se os imigrantes tivessem de comprar terras e os preços fossem mantidos em alta, eles seriam obrigados a trabalhar alguns anos antes de poderem comprar seu próprio lote. A
Lei de Terras foi aprovada em 18 de setembro de 1850, duas semanas após a aprovação da lei contra o tráfico de escravos.
(Adaptado de Leslie Bethell e José Murilo de Carvalho, “O Brasil da Independência a meados do século XIX”. In: Leslie Bethell (org.), História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2001, p. 753-54, 766.)
a) Como se dava o acesso à terra antes e depois da promulgação da Lei de Terras de 1850? (4 L)
b) De que maneira a Lei de Terras de 1850 buscou promover o trabalho livre? (4 L )

3.                   FUVEST 2010
Ontem plena liberdade,A vontade por poder...
Hoje... cum’lo de maldade,Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente — Férrea  , lúgubre serpente —
E assim zombando da morte, Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...
Castro Alves, O Navio Negreiro, 1868.
O poema, a que pertencem esses versos,  representou uma crítica a aspectos sociais do Brasil no período imperial. Explique. ( 3 L)
4.                   UFOP
Explique de que maneira o sistema parlamentar adotado no Brasil durante o II Reinado pode ser considerado `` às avessas `` ?  ( 4 L)
5 – FUVEST 2003
Identifique as principais transformações ocorridas no II Reinado brasileiro a partir do desenvolvimento da economia cafeeira. ( 6 L )
EUA E LIBERALISMO
1.                   QUESTÃO COMENTADA. UNICAMP 2005
A guerra civil americana afetou diretamente a indústria têxtil inglesa. A carência de matéria-prima levou a Inglaterra a incentivar o cultivo do algodão em várias partes do mundo. Em 1861, chegaram remessas de sementes de algodão a São Paulo distribuídas pela  Associação para Suprimento do Algodão de Manchester. Em 1863, foram enviados os primeiros sacos produzidos nas terras do coronel Manoel Lopes de Oliveira. Os relatórios confirmaram a boa qualidade do algodão paulista. (Adaptado de Alice Canabrava, O algodão em São Paulo – 1861-75. São Paulo: T.A.Queiroz Editor, 1984, p. 3-11).
a) Explique por que se pode considerar a guerra civil americana uma experiência
decisiva para o capitalismo nos EUA.
b) A partir do texto, quais os vínculos entre a agricultura paulista e a indústria
inglesa?
a) A guerra civil americana, ou Guerra da Secessão, pode ser considerada uma experiência
decisiva para o capitalismo nos Estados Unidos porque, ao opor dois modelos econômicos, o sul agrário e escravista e o norte industrializado, a vitória do norte nesse conflito significou o fim do sistema de plantation, com a abolição da escravidão, o aumento do mercado consumidor e o incentivo ao desenvolvimento da industrialização em nível nacional.
b) Os vínculos entre a agricultura paulista e a indústria inglesa se estabelecem, na medida em que a Inglaterra, necessitando de matéria-prima para suas indústrias têxteis, e não podendo mais adquiri-la onde costumava, nos estados do sul dos Estados Unidos, incentivou a produção do algodão em outras regiões, chegando a fornecer as sementes para o cultivo na província de São Paulo.

2 . UNICAMP 2010 – QUESTÃO COMENTADA.
Nos Estados Unidos da década de 1870, o projeto político sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada por veteranos do exército confederado, virou uma organização de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incêndios, surras e linchamentos. A depressão de 1873 apressou o declínio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o público, a corrupção tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdício inaceitável.
(Adaptado de Peter Louis Eisenberg, Guerra Civil Americana. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 102-105.)
a) De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram à vitória do projeto de exclusão dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão.
b) Quais foram as causas da Guerra da Secessão?
Resposta Esperada
a) A exclusão social dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão está relacionada, segundo o texto, a três fatores: o surgimento de uma organização terrorista, a Ku Klux Klan, que perseguia os negros e seus aliados; a falta da apoio financeiro dos bancos ao projeto dos Republicanos Radicais após a Depressão de 1873; e o descrédito desse grupo perante o público em função de sua tolerância à corrupção.
b) O candidato poderia mencionar fatores como as diferenças entre os modelos econômicos do norte (industrial) e do sul (agrário), além de disputas decorrentes dessas diferenças, como a posição de cada região em relação ao protecionismo econômico e à abolição da escravidão.

3 . FUVEST 2005
A recente catástrofe ocorrida em Nova Orleans mostrou a pobreza da região, mais uma vez apontando as diferenças econômicas e sociais entre o norte e o sul dos Estados Unidos. Para a maioria dos historiadores, essas diferenças estão associadas à Guerra de Secessão, que dividiu o país, no século XIX, e deixou sérias conseqüências.
a) Quais eram as diferenças entre o norte e o sul dos Estados Unidos antes da Guerra?
b) Qual o tratamento dispensado pelos vitoriosos aos derrotados no final da Guerra?

5.       FUVEST 2008
Nos Estados Unidos, a expansão para o Oeste se completou no final do séc. XIX. Discorra sobre esse fenômeno histórico no que se refere.
a) à questão indígena e à incorporação de terras para a agricultura.
b) ao Oeste, como temática da cultura norte-americana, por exemplo, na literatura, no cinema e nos meios de comunicação.


ABRAÇOS A TODOS,
MÁRDEN

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